31.1 C
João Pessoa
InícioDestaqueGoverno abre campanha do Outubro Rosa com oferta de consultas e exames...

Governo abre campanha do Outubro Rosa com oferta de consultas e exames no CEDC

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES)/Coordenação da Saúde da Mulher e do Centro Especializado de Diagnóstico do Câncer (CEDC), realizou a abertura da Campanha Outubro Rosa, nesta quarta-feira (4), para conscientizar sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. A solenidade aconteceu na sede do CEDC, que durante este mês vai ofertar diariamente 100 fichas para exames de mamografia, ultrassonografia mamária, consulta especializada com mastologista, punções e biópsias mamárias.

Para o secretário de Saúde da Paraíba, Jhony Bezerra, a ação é importante por trazer consciência às mulheres sobre o exame da mamografia. Ele destacou a importância do serviço do CEDC para a 1ª Macrorregião de Saúde e reforçou que a meta do Governo do Estado é ampliar essa oferta de exames e consultas para toda a Paraíba.

“Estamos trabalhando para que todas as regiões possam ter o mesmo acesso que a 1ª macro tem hoje. Acesso de forma rápida ao diagnóstico, a uma biópsia, a uma mamografia. Estamos adquirindo um acelerador linear para realizar radioterapia e braquiterapia para o Hospital do Bem, em Patos, um investimento de mais de 5 milhões de reais. Campina Grande vai começar a realizar mamografia no Hospital de Clínicas. O Governo do Estado está empenhado, ampliando o acesso a todos os usuários do SUS na Paraíba”, pontuou.

A diretora geral do CEDC, Roseane Machado, lembrou que o câncer de mama é uma doença silenciosa e quando a mulher percebe, já está em um estágio avançado. Mas quando a detecção é no início, a paciente tem quase 100% de chance de cura. “Lembramos que quanto mais cedo o câncer for diagnosticado, mais chance de ser curado. Inclusive, até o próprio tratamento será menos agressivo. Durante a campanha serão distribuídas diariamente 100 fichas para exames de mamografia, ultrassonografia mamária, consulta especializada com mastologista, punções e biópsias mamárias. O estado dispõe do melhor equipamento de mamografia. Nós fazemos um convite a todas as mulheres a partir dos 40 anos que venha fazer sua mamografia”, destacou.

A secretária de estado da Mulher e Diversidade Humana, Lídia Moura, também esteve presente ao evento e destacou que as mulheres são as cuidadoras da sociedade e por isso precisam de um lembrete como o Outubro Rosa para lembrá-las da importância do autocuidado. “Que as mulheres escutem esse chamamento do Governo e aproveitem a oportunidade para cuidarem de si. E levar isso para a sua rotina e não só durante o mês de outubro. Estimulem suas amigas, colegas, familiares”, reforçou.

Na Paraíba, em 2022, foram registrados 334 óbitos por câncer de mama, e em 2023, até o mês de setembro, foram registrados 205. Sobre o número de mamografias realizadas no estado, em 2022 foram 57.017. De janeiro a julho de 2023, foram realizadas 32.620. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estimou para Paraíba (triênio 2023/2025) 1180 casos novos para cada 100 mil habitantes, sendo 210 para João Pessoa.

A Campanha do Outubro Rosa é um movimento que ocorre durante todo o mês e visa conscientizar e disseminar conteúdos a respeito da prevenção e do tratamento do câncer de mama, incentivando as mulheres a realizarem a mamografia e o seu autoexame.

Thaysa Videres
Thaysa Videres
Jornalista - Assessora de Comunicação - Repórter do PautaPB / [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas