31.1 C
João Pessoa
InícioDestaquePMJP reforça importância da vacinação e acompanhamento da saúde dos adolescentes

PMJP reforça importância da vacinação e acompanhamento da saúde dos adolescentes

Até os dois anos de idade as idas ao postinho de saúde são bem intensos, principalmente para a manutenção das vacinas. Com o passar do tempo, conforme essa criança vai crescendo e entra na fase da adolescência essa atenção deve ser mantida, principalmente para administração de novos imunobiológicos que são complementos e serão importantes em outras fases da vida.

O calendário vacinal do adolescente contempla uma série de vacinas, sendo que as principais são a Tríplice Bacteriana (dTpa – Difteria, Tétano e Coqueluche), Meningite ACWY, HPV e Influenza (Gripe) e Covid-19. Essas são as vacinas necessárias na adolescência, obviamente considerando que todas as vacinas da infância foram aplicadas. Ou seja, se o adolescente ainda não foi vacinado com todas as vacinas esperadas na infância, é preciso tomar as vacinas: Pneumocócica, Meningite B, hepatite A, hepatite B, tríplice viral que contempla sarampo, caxumba e rubéola, varicela e febre amarela.

A Campanha Nacional de Multivacinação segue até o dia 14 de outubro e é mais uma etapa do Movimento Nacional pela Vacinação, cujo o objetivo é atualizar o calendário de vacinas de crianças e adolescentes até os 14 anos, 11 meses e 29 dias e retomar as altas coberturas vacinais no país. Nesse período também são ofertadas vacinas contra Influenza, Covid-19 e demais vacinas para todos os públicos.

Nesta quinta-feira (5), os usuários podem procurar às unidades de saúde da família (USFs), que funcionam das 7h às 11h e das 12h às 16h, a população pode contar também com Centro Municipal de Imunização e as Policlínicas Municipais, que atendem no período das 8h às 16h.

Há também dois postos móveis criados pela Prefeitura de João Pessoa para ampliar e garantir a assistência preventiva na Capital e que funcionam em horários estendidos, localizados no Shopping Sul, no bairro dos Bancários, e no Home Center Ferreira Costa, às margens da BR-230. Esses dois pontos atendem à população de segunda a sexta-feira, das 12h às 21h, e aos sábados, até 16h. Ambos também disponibilizam todas as vacinas, facilitando a vida do usuário que não pode ir até um serviço de saúde durante o horário comercial.

Todos os imunizantes disponíveis das campanhas ativas (Covid-19 ou Influenza) podem ser administrados simultaneamente com qualquer outro que faz parte do calendário de rotina, em qualquer intervalo de tempo, na faixa etária de seis meses de idade ou mais.

As vacinas contra Influenza e Covid-19 estão disponíveis para toda a população acima de seis meses de idade. Já a vacina bivalente contra a Covid-19 é destinada aos maiores de 18 anos, desde que tenham completado o esquema vacinal primário (duas doses ou dose única). É necessário um período de 4 meses desde a última aplicação para poder receber o imunizante. O público-alvo são pessoas acima de 18 anos, além de pessoas com deficiência, imunocomprometidas e com comorbidades acima de 12 anos, gestantes, puérperas e trabalhadores da saúde.

Documentação – Para ter acesso à vacina contra Covid-19, o usuário deve apresentar um documento oficial e o cartão de vacina, que comprove outras doses do imunizante, além do Cartão SUS. Já para receber a vacina contra Influenza e demais vacinas do calendário de rotina, é importante levar o cartão de vacina, Cartão SUS e um documento oficial do usuário.

Vacinação Domiciliar – Para pessoas acamadas e restritas ao leito. É necessário fazer agendamento, por meio do número (83) 98645-7727. As vacinas são disponibilizadas nos domicílios, de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 16h.

Locais de vacinação em João Pessoa nesta quinta-feira (5):

Unidades de Saúde da Família (USFs)
Horário: 7h às 11h e das 12h às 16h (de segunda a sexta-feira)
*exceção: Alto do Céu II, Roger III, Cruz das Armas IV, Anayde Beiriz e Jardim Planalto

Policlínicas Municipais e Centro Municipal de Imunização
Horário: 8h às 16h (de segunda a sexta-feira)

Home Center Ferreira Costa
Horário: 12h às 21h (de segunda a sexta-feira)
8h às 16h (sábado)

Shopping Sul
Horário: 12h às 21h (de segunda a sexta-feira)
10h às 16h (sábado)

Vacinação Domiciliar
Agendamento: (83) 98645-7727
Horário: 8h às 16h (de segunda a sexta-feira)

Thaysa Videres
Thaysa Videres
Jornalista - Assessora de Comunicação - Repórter do PautaPB / [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas