25.1 C
João Pessoa
InícioDestaqueSecretaria de Saúde garante atendimento com dentistas 24 horas

Secretaria de Saúde garante atendimento com dentistas 24 horas

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) garante uma assistência em saúde bucal, com dentistas disponíveis para atender casos de urgência 24h. Os atendimentos acontecem nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) localizados nos bairros da Torre e Mangabeira.

“A assistência 24h acontece para casos de urgência; no turno da noite nesses dois centros nossos dentistas também realizam consultas voltadas à saúde do trabalhador, facilitando o acesso ao serviço por parte das pessoas que trabalham o dia todo. Além disso, durante o dia nos CEO são realizados atendimentos especializados em saúde bucal. Além dos Centros da Torre e de Mangabeira, nossa rede de saúde bucal conta com outros dois centros, localizados nos bairros do Cristo e Jaguaribe”, explica a coordenadora de saúde bucal da SMS, Camila Castelo Branco.

Para ser atendido, basta ir a um dos Centros de Especialidades Odontológicas que funcionam em dois endereços, sendo um na Rua Romário C. de Moraes, s/n° no bairro de Mangabeira e o outro na Avenida Rui Barbosa, s/n , na Torre.

Atendimentos – De janeiro até o final de agosto deste ano, foram realizados 20.776 atendimentos de urgência, a maior demanda foi atendida no CEO Torre, onde foram realizadas 17.130 consultas, enquanto o CEO Mangabeira realizou 3.646. No ano de 2022 foram 23.324 atendimentos urgentes, grande parte também sendo realizado na unidade da Torre, com a assistência 24 horas do Centro de Mangabeira sendo iniciada no mês de agosto.

Nos serviços, os profissionais de saúde bucal realizam atendimentos em odontopediatria, cirurgia bucomaxilofacial, endodontia, dentística, radiologia, periodontia, estomatologia, serviços de diagnóstico bucal, realização de biópsias, além do atendimento especializado a pacientes com necessidades especiais. Para atendimento especializado o usuário deve se dirigir primeiramente à sua Unidade de Saúde da Família (USF), onde receberá o encaminhamento.

Rede de Saúde Bucal – Atualmente, a Rede de Saúde Bucal conta com 192 equipes de saúde bucal, compostas por dentistas e auxiliares de saúde bucal, que realizam atendimentos de periodontia (tratamento da gengiva), endodontia (tratamento de canal), cirurgia oral menor, estomatologia/patologia bucal (para diagnosticar lesões malignas), radiologia e prótese total removível, entre outros.

Nas Unidades de Saúde da Família do Município, são ofertadas consultas, restaurações, extrações dentárias, remoção de tártaro, dentre outros serviços.

Complementando a assistência e ofertando atendimentos odontológicos para as populações de locais que apresentam maior dificuldade de acesso aos serviços de saúde, como nas áreas descobertas, a SMS dispõe da Unidade Odontológica Móvel (UOM), popularmente chamada de Odontomóvel, que oferece todos os procedimentos que são realizados nas USFs.

Os cuidados com a saúde bucal também são disponibilizados nos hospitais administrados pela Prefeitura de João Pessoa, que contam com dentistas nas unidades de terapia intensiva (UTI), para o cuidado da saúde bucal dos pacientes internados, a fim de controlar infecções orais que possam repercutir na saúde geral.

Thaysa Videres
Thaysa Videres
Jornalista - Assessora de Comunicação - Repórter do PautaPB / [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas