29.1 C
João Pessoa
Início Política Na Assembleia, comissão aprova incentivo à doação de plasma sanguíneo para enfrentamento...

Na Assembleia, comissão aprova incentivo à doação de plasma sanguíneo para enfrentamento à covid-19

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), aprovou nesta segunda-feira (29) projeto de incentivo à doação de plasma sanguíneo por pessoas curadas da covid-19 no Estado. A reunião da comissão aconteceu através de videoconferência e contou com a participação dos deputados Camila Toscano, Ricardo Barbosa, Pollyanna Dutra, Tovar, Wallber Virgolino e Wilson Filho.

A deputada Cida Ramos, autora do Projeto de Lei 1.811/2020, destaca em sua justificativa que a Paraíba já iniciou o uso do plasma para o tratamento de pacientes em estado grave devido a Covid-19, tendo sido o primeiro estado do Nordeste a adotar essa alternativa terapêutica. “As pessoas que se curam da infecção desenvolvem anticorpos no seu plasma que podem ser úteis para ajudar na recuperação de pessoas com formas graves da covid-19. Nosso projeto visa incentivar essa doação, ajudando no combate ao coronavírus”, argumentou a parlamentar.

Os membros da CCJ aprovaram também o PL 1.738/2020, que proíbe as operadoras de planos de saúde na Paraíba a limitarem o tempo de internação dos pacientes suspeitos ou diagnosticados com covid-19, em razão de prazos de carência dos contratos. A matéria é de autoria do presidente da Assembleia, Adriano Galdino e, de acordo com o texto, todos os serviços prestados ao paciente em razão da suspeita ou confirmação da contaminação pelo novo coronavírus serão considerados emergenciais. A relatora do projeto e presidente da CCJ, Pollyanna Dutra, acrescentou que “no período de pandemia, não se deve estabelecer prazo. O texto versa sobre defesa e proteção à saúde, além de direitos do consumidor. Não se mostra plausível que as operadoras de planos de saúde limitem o tempo de internação de seus consumidores contaminados ou com suspeita de covid-19”.

A Comissão aprovou o PL 1.736/2020, do deputado Wallber Virgolino, para que, mediante solicitação do interessado, a Administração Pública do Estado da Paraíba realize exames para detecção do novo coronavírus em servidores dos órgãos públicos onde houver pessoas já diagnosticadas com a doença.

“A nossa reunião foi produtiva e muito qualificada. O povo da Paraíba poderá sentir os efeitos dessa intensa produção do Poder Legislativo estadual”, avaliou a presidente Pollyanna Dutra. As matérias aprovadas seguem agora para a sanção do Executivo.

Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Coronel Sobreira se reúne com Secretário Chefe do Governo e apresenta pleitos dos militares

O Vereador Coronel Sobreira (MDB) esteve no Palácio da Redenção, na manhã desta terça-feira (27), para uma audiência com o seu colega de partido,...

Prefeito de João Pessoa libera presença de torcedores em jogos do Botafogo-PB

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (Progressistas), anunciou na manhã desta terça-feira (27) que o novo decreto municipal trará a liberação de público...

HU de João Pessoa se desfaz de mais de 850 bens inservíveis que serão levados à leilão pela UFPB

O Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB), da Universidade Federal da Paraíba e vinculado à Rede Ebserh, se desfez no início de julho de mais...

Ana Cláudia visita projeto no Presídio Feminino de CG denominado ‘Castelo de Bonecas’

A Secretária de Estado do Desenvolvimento e Articulação Municipal (SEDAM), Ana Cláudia Vital, acompanhada do Secretário Executivo da SEDAM, Galego do Leite e do...