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Show “Bob Zoom em: O Trem de Ferro” chega a João Pessoa em setembro

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Espetáculo Bob Zoom em: O Trem de Ferro vai levar os fãs do personagem por uma incrível viagem musical no Teatro Pedra do Reino. Bob Zoom e seus amigos vão viver uma aventura animada para encontrar o trem de ferro que dá nome ao show. A apresentação será 25 de setembro, às 17h, com ingressos a partir de R$ 40,00 pela Ingresso Nacional.

Nessa viagem divertida, os personagens do espetáculo Bob Zoom em: O Trem de Ferro vão se deparar com situações inusitadas. Elas prometem surpreender e alegrar a criançada e seus pais. A trilha sonora do show tem 18 canções. Todas bem conhecidas do público que acompanha Bob Zoom na internet e em outras plataformas. São clássicos do cancioneiro popular como “A baratinha”, “Pintor de Jundiaí, “Marcha soldado” e “Pula Pula Pipoquinha”.

 

 

Quem é o Bob Zoom?
Bob Zoom é uma formiguinha azul divertida e charmosa. Estrela de uma série de vídeos musicais, cantados em inglês, português e espanhol, que brinca e vive aventuras com sua turma.Todo o conceito foi concebido por profissionais experientes e qualificados em educação e musicalização infantil. Em seus vídeos, o personagem estimula brincadeiras que auxiliam no desenvolvimento das habilidades fundamentais das crianças. Promovendo a coordenação motora, a percepção visual, a concentração e a orientação espacial de forma lúdica e simples.

 

 

Espetáculo: Espetáculo Bob Zoom em: O Trem de Ferro | Data, horário e onde
25 de setembro, às 17h / Duração: 50 minutos
Classificação: livre
Ingressos a partir: R$ 40,00
Site de vendas: https://www.ingressonacional.com.br/evento/20673/bob-zoom-e-o-trem-de-ferro Informações: (83) 99922-5888

O Boticário capacita mais de 1600 mulheres que buscam se redescobrir na maturidade

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O Boticário, a marca de beleza mais amada entre os brasileiros*, comemora, este ano, 45 anos de história. Para celebrar o aniversário, uma série de ações e iniciativas estão programadas, entre elas, o lançamento de uma capacitação gratuita em empreendedorismo que visa formar mais de 1600 mulheres a partir de 45 anos, que desejem abrir o próprio negócio ou se redescobrir profissionalmente na maturidade. A ação é uma parceria com a Maturi, plataforma pioneira e referência em ações com impacto direto no mercado de trabalho para o público maduro. As inscrições já estão abertas e mulheres de todos os estados do país podem se candidatar acessando http://maturi.in/boticario.

Com carga horária de 100 horas e 6 meses de duração, a iniciativa “Novos começos com Boticário: capacitação em empreendedorismo para mulheres 45+” oferecerá aulas com professores do mercado, que trarão experiências, vivências e muita prática aos alunos. Além disso, o programa também contará com palestras e participações em módulos de executivas do Grupo Boticário.

“Sabemos que 78% das pessoas com mais de 45 anos já perderam alguma oportunidade por causa da idade, por isso, oferecemos essa capacitação para aquelas que desejam se redescobrir profissionalmente e abrir seu próprio negócio”, explica Renata Gomide, diretora de marketing do Grupo Boticário. “Além da parceria com a Maturi, trazemos ao nosso lado a Geração Botik, grupo de mais de 100 mulheres maduras capacitadas para se tornarem influenciadoras digitais, que nos provam diariamente que sempre é tempo de recomeçar. Agora, ao completar 45 anos de história e atingir a idade madura, nós do Boticário temos ainda mais certeza de que esse é só o começo e não vamos parar. Seguiremos trabalhando para que as mulheres tenham cada vez mais espaço e se tornem protagonistas de suas vidas”, finaliza.

O curso acontecerá em duas etapas: na primeira, 120 mulheres serão selecionadas para participar da primeira turma do curso, que acontecerá de outubro de 2022 a abril de 2023. Além de um workshop de abertura ao vivo, com 2h30 de duração, para integração das participantes, as selecionadas para essa fase inicial terão acesso a momentos online, também ao vivo, para tirar dúvidas após cada módulo do curso, além de uma aula especial com mentora de carreira especializada em transição de profissionais. Além disso, essa turma participará de um encontro final para apresentação dos projetos desenvolvidos durante a capacitação e que contará com a presença de convidados especiais: empreendedores inspiradores e representantes do Boticário, que acompanharão todo o curso a fim de trocar conhecimentos e apoiar a evolução da turma.

Outras 1500 mulheres serão selecionadas para a segunda turma do curso, que será oferecido no formato 100% online, por meio do acesso aos conteúdos gravados, disponíveis no hub de capacitações da Maturi.

Inscrições já estão abertas

As inscrições vão até o dia 30 de setembro e podem participar mulheres cisgêneros ou transgêneros a partir dos 45 anos pelo site http://maturi.in/boticario. Para se inscrever, basta clicar no botão ‘Inscreva-se aqui’ e preencher o formulário. O curso terá início no mês de outubro.

“A Maturi apoia projetos de impacto social e o programa Novos começos com Boticário vai ao encontro do que acreditamos. Mulheres maduras têm mais desafios no mercado de trabalho do que mulheres jovens. Em um país onde esse grupo é sub- representado, desenhamos essa ação para que seja potente na jornada dessas profissionais” – Andrea Tenuta, Head de Novos Negócios da Maturi.

 

Maria Candida

 

Maturi Fest

A marca também patrocinará a 5ª edição do Maturi Fest, maior festival de trabalho e empreendedorismo focado no público maduro, que acontece no formato híbrido entre os dias 17 e 20 de agosto, na Fundação Álvares Penteado (FECAP), com um painel sobre empreendedorismo na maturidade. Para se inscrever no evento, basta acessar https://www.maturifest.com.

Campanha “Boticário 45 anos. É só o começo”

O Boticário lançou hoje uma campanha especial que tem como objetivo convidar mulheres maduras a celebrarem suas trajetórias, vivências e aprendizados. Além de contribuir com o combate do etarismo, que é o preconceito baseado na idade, um time de celebridades engajadas na causa e que fomentam debates importantes sobre questões relacionadas à mulher destacam a idade como uma oportunidade para novos começos. As apresentadoras e jornalistas Fátima Bernardes e Maria Cândida, a cantora Pitty, e a atriz Cacau Protásio, assim como Boticário, mostram que seguem de olho no futuro, inovando, se renovando e evoluindo na fase madura.

Boticário, uma marca 45+

Em 1977 o farmacêutico Miguel Krigsner se instalou em uma portinha, numa rua secundária de Curitiba, cidade do Sul do Brasil. Chamou a pequena farmácia de manipulação de o Boticário, nome ideal para traduzir o espírito de alquimista capaz de colocar amor em potinhos. Desde o começo, “Dr. Miguel” percebeu que seu verdadeiro amor eram os cosméticos. Os primeiros que criou foram um creme à base de colágeno, um creme de elastina para estrias, um xampu e um banho de algas marinhas. O boca a boca foi poderoso, e de repente a farmácia passou a atrair cada vez mais apaixonados por aquelas formulações especiais. Logo veio o primeiro perfume, Acqua Fresca, lançado em 1979 e vendido em um frasco em formato de Ânfora, que hoje é o maior símbolo da marca.

O Boticário completa 45 anos com portfólio completo nas categorias de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais. É a maior rede franqueada do país e está presente com pontos de venda em mais de 1650 cidades brasileiras, além de outros 14 países.

 

Renata Gomide – Grupo O Boticário

 

Serviço

Novos começos com Boticário: capacitação em empreendedorismo para mulheres 45+

Período de inscrições: 8 de agosto a 30 de setembro
Onde e como se inscrever: no site http://maturi.in/boticario, clicando no botão “inscreva-se aqui” e preenchendo o formulário
Quem pode se inscrever: mulheres cisgêneros ou transgêneros a partir de 45 anos
Quando o curso começa: Outubro de 2022
Carga horária: o curso será 100% online, com carga horária de 100 horas e 6 meses de duração.

Sobre O Boticário

O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos e marca primogênita do Grupo Boticário. A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros* foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem hoje a maior rede franqueada** do Brasil com pontos de venda em 1.650 cidades brasileiras e com presença em 15 países. O Boticário conta com um amplo portfólio composto por itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais e está presente nos canais de loja, venda direta e e-commerce. Comprometida com as pessoas com o planeta, a marca possui o maior programa de logística reversa em pontos de coleta do Brasil, o Boti Recicla. Além de fazer parte do movimento Diversa Beleza – um compromisso com a beleza livre de estereótipos – e não realiza testes em animais.

Fontes:

*Kantar, LinkQ On-line, campo realizado durante o mês de Dezembro de 2021. Total Brasil, 2000 lares.

**ABF (Associação Brasileira de Franchising). Ranking das 50 maiores redes de franquias do Brasil por número de unidades de 2021.

 

Sobre a Maturi

Maturi é um negócio de impacto social pioneiro no Brasil, que reúne oportunidades de trabalho, desenvolvimento pessoal, capacitação profissional, empreendedorismo e networking, com o objetivo de conectar pessoas maduras e experientes em busca de atividade e ocupação entre si e com empresas. Nossa comunidade reúne profissionais 50+ e empresas de todos os portes e segmentos em todo o país. A Maturi foi reconhecida pelo SEBRAE e pelo PNUD Brasil no Prêmio Incluir 2017 como negócio de impacto social alinhado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU e já recebeu o Selo Municipal de Diversidade e Direitos Humanos de São Paulo por 4 anos consecutivos.

“Nosso foco nas propostas venceu mais um debate”, diz Veneziano, ao destacar compromissos com a população

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O pré-candidato a governador da Paraíba Veneziano Vital do Rêgo (MDB) reforçou, na noite desta segunda-feira (08), durante o segundo debate televisivo entre os postulantes ao Governo do Estado, seu foco em propostas e não em ataques ou agressões aos seus adversários. Para Veneziano, os paraibanos não querem mais promessas requentadas ou ataques pessoais, querem resultados e compromissos viáveis. “Nosso foco nas propostas venceu mais um debate”, disse.

Em mais uma oportunidade de debate o emedebista demonstrou tranquilidade, equilíbrio e conhecimento dos principais temas da Paraíba. “A Paraíba precisa de uma gestão ágil! O atual governo não entregou nenhum centro de formação olímpica dos nove prometidas. Nós vamos mudar esta realidade! Tenho a experiência de quem, como prefeito, implantou restaurantes populares e cozinhas comunitárias. Com a ajuda do presidente Lula, seremos um governo vitorioso no combate à fome! Eu sei como gerir e administrar com transparência e organização. Levei mais de 3 mil obras para Campina, enquanto prefeito. Hoje, na atual gestão do Governo do Estado, entram muitos recursos e pouco se faz. Estamos prontos para mudar essa triste realidade”, afirmou Veneziano. Veja detalhes: https://twitter.com/venezianovital/status/1556830572160471042?s=20&t=BWRAxXofb_dBr_6Tyuff2w

No primeiro bloco, ao ser questionado sobre compromissos para a área de tecnologia, Veneziano citou a “inoperância” do Governo Federal e relembrou que, enquanto prefeito de Campina Grande, investiu nesta área, com parcerias, e quer repetir o sucesso do modelo em todo o Estado, escutando as demandas dos representantes da sociedade organizada, bem como da sociedade em geral.

Interiorização das ações de Saúde – Veneziano também assegurou seu compromisso com a interiorização das ações de saúde em todo Estado. Ele se comprometeu em construir uma rede de maternidades com UTI neonatal e os hospitais regionais de Esperança e Sapé. Outro compromisso de Veneziano ressaltado no debate foi a adoção de políticas públicas para as mulheres, lembrando conquistas como a Casa da Mulher Brasileira, amolado do mandato da senadora Nilda Gondim, do MDB.

Veneziano também foi questionado sobre a previsão do PIB e influência do Auxílio Brasil na economia da Paraíba: “O PIB do nosso Estado é pequeno. Por isso que o tempo urge e nos são exigidas ações para reverter essa questão. Eu votei positivamente sobre o Auxílio Brasil, evidentemente, apesar de saber do uso eleitoreiro. Votei pela sensibilidade de saber o que significa para um país sob uma gestão desastrosa, de um presidente negacionista que virou as costas para a população nos momentos mais delicados, e que nos trouxe a uma realidade duríssima, com 33 milhões de brasileiros passando fome”, disse Veneziano, que prometeu a implantação do programa “Paraíba Sem Fome”, caso o povo paraibano o eleja.

Considerações finais – Ao término de mais um debate, onde focou nas propostas, Veneziano trouxe a mensagem das mudanças, da transformação da Paraíba para melhor. “Sou movido por grandes desafios. A minha vida pública, enquanto vereador, prefeito de Campina Grande, deputado federal e senador, foi sempre desta forma, ao lado do povo, e creio em um projeto transformador. Haveremos de ter um Estado mais dinâmico, mais ágil, com uma nova ambiência de negócios, parcerias público-privadas, Agência Empreender, focando nas pessoas mais humildes, no combate à fome. Trazer a empregabilidade ao nosso Estado, através do cooperativismo; investir no agro, na agricultura familiar, na indústria turística, afinal de contas é possível fazer”.

Eleições 2022: Filiado ao PSC, prefeito de Itatuba declara apoio à reeleição de João Azevêdo

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A base de sustentação política do governador João Azevêdo (PSB) não para de receber novas adesões. Nesta segunda-feira (8), foi a vez do prefeito de Itatuba, Josmar Lacerda (PSC), declarar apoio à reeleição do socialista.

A nova adesão foi selada durante encontro que contou também com a participação do candidato a vice de João, Lucas Ribeiro (Progressistas), e do prefeito da cidade de Ingá, Roberto Burity. “Fico muito honrado em receber o apoio do prefeito Josmar, que tem feito um excelente trabalho pelo bem do povo de Itatuba”, destacou o governador.

“Chego com meu grupo político para contribuir com a reeleição de João Azevêdo, um governador que tem feito muito pelos municípios paraibanos. A Paraíba precisa dar mais quatro anos para João concluir um excelente trabalho iniciado em 2019”, pontuou o prefeito Josmar.

Nos últimos dias, prefeitos e prefeitas de diversas regiões do Estado aderiram à reeleição do governador João Azevêdo, como Ari Silva (PDT), de Riachão de Bacamarte; Helinho Souza (PL), de Cuité de Mamanguape; Xató (PDT), de Tacima; Karla Pimentel (PROS), de Conde; e Luciene Gomes (PDT), de Bayeux.

Moradores do Vista Alegre III assinam contrato e conquistam a casa própria

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O programa habitacional da Prefeitura de João Pessoa chega à marca de 928 famílias que realizaram o sonho da casa própria na atual gestão do prefeito Cícero Lucena. Nesta segunda-feira (08), 160 famílias contempladas com apartamentos no Residencial Vista Alegre III, construído em Gramame, assinaram o contrato com a Caixa. O empreendimento foi construído em parceria com o Governo Federal. A próxima etapa é a entrega das chaves.

A secretária de Habitação (Semhab), Socorro Gadelha, ressaltou o trabalho realizado pela atual gestão para garantir moradia digna e qualidade de vida e que até o final do ano será entregue o Residencial Vista Alegre II,  e no primeiro bimestre de 2023, a previsão é entregar o Residencial Vista Alegre I.  “As 928 famílias já contempladas com moradia representam cerca de quatro mil pessoas, que terão uma qualidade de vida melhor a partir de agora graças à intervenção da Prefeitura, que investe na construção e no acesso a moradia”, destacou.

Após a entrega dos 160 apartamentos, o trabalho social da Semhab com as famílias continua. “Vamos dar início ao Programa Pós Ocupacional, com um calendário de atividades para recepcionar as famílias em suas novas moradias, já que elas vão passar por um período de adaptação. O prefeito Cícero Lucena faz questão que as famílias sejam bem acolhidas e a Prefeitura está oferecendo a elas uma oportunidade  de melhorar a qualidade de vida”, disse Socorro Gadelha.

Famílias beneficiadas – A dona de casa Maria Vânia Gomes Celestina, que estava acompanhada do marido Gedson da Silva Santos Gomes, assinou o contrato com a Caixa para receber o apartamento novo. O casal revelou que pagava aluguel. “Um sonho realizado. Já conhecemos o apartamento e estamos satisfeitos. Vamos nos mudar assim que recebermos as chaves”, afirmou.

O sentimento de gratidão também é o mesmo da dona de casa Ana Cristina Belo da Cunha. “Agora eu posso dizer que o apartamento é meu e tenho um lar de verdade. Cantinho pra viver. E o dinheiro do aluguel vai ajudar no orçamento da família. Agradeço ao prefeito pelo presente dado a minha família”, comentou.

Estrutura – Os apartamentos têm 47 metros quadrados,  com dois quartos, sala, sala, cozinha, banheiro e área de serviço, com cerâmica no piso e nas áreas molhadas (banheiro, cozinha e área de serviço) e uma vaga de garagem. As pessoas que têm limite de locomoção irão morar nos apartamentos localizados no térreo, que foram adaptados com acessibilidade.

João Pessoa segue imunizando contra a Covid-19 crianças a partir de 3 anos

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A Prefeitura de João Pessoa segue, nesta terça-feira (9), disponibilizando as vacinas contra a Covid-19 nas suas unidades de saúde da família (USFs), policlínicas municipais, Mangabeira Shopping e no Centro Municipal de Imunização (CMI), no bairro da Torre. Lembrando que o CMI é referência também para as vacinas contra a Poliomielite e outras 17 doenças.

A quarta dose, destinada ao público com idade de 30 e 39 anos, e que tenha recebido a terceira dose há pelo menos 120 dias, precisa fazer o agendamento, a partir das 19h desta segunda-feira (8), por meio do aplicativo Vacina JP ou no site vacina.joaopessoa.pb.gov.br.

Os indivíduos com 40 anos ou mais, que já preencham as condições para tomar a quarta dose, não necessitam de agendamento, assim como os trabalhadores de saúde e os imunossuprimidos.

Demais públicos – Estão disponíveis na rede pública as primeiras doses para crianças a partir dos 3 anos sem comorbidade; além de segundas doses da Coronavac (28 dias após a primeira dose), Pfizer (60 dias), Astrazeneca (90 dias) e Janssen. Os imunizantes da fabricante Coronavac estão sendo ofertados em dez unidades de saúde de referência para quem tem a necessidade de tomar a segunda dose desta vacina.

Pode receber a terceira dose, a população com idade a partir de 12 anos (120 dias após a segunda dose), imunossuprimidos (28 dias) e os trabalhadores de saúde (120 dias).

Documentação exigida – Crianças de 3 a 11 anos precisam levar Cartão SUS ou CPF, e comprovante de residência de João Pessoa. Crianças que tenham comorbidades ou alguma deficiência deverão apresentar laudo ou declaração médica que comprove a doença. Para a segunda dose é necessário apresentar o cartão de vacinação e documento com foto.

Para receber a primeira dose da vacina a partir dos 12 anos, é necessário apresentar documento oficial com foto, Cartão SUS, CPF e comprovante de residência em João Pessoa. Já para a D2, D3 e D4, é obrigatório apresentar o cartão de vacinação e um documento pessoal com foto, além de comprovação documental para trabalhadores de saúde e laudo médico para imunossuprimidos.

Locais de referências para 2ª dose com o imunizante da Coronavac nesta terça-feira (9):

Horários: 8h às 11h e das 12h às 16h

 

Distrito Sanitário I

– USF Cruz das Armas I

– USF Verde Vida

 

Distrito Sanitário II

– USF Mudança de Vida

– USF Estação Saúde

 

Distrito Sanitário III

– USF Nova Aliança

– USF Rosa de Fátima

 

Distrito Sanitário IV

– USF Alto do Céu Integrado

– USF Cordão Encarnado II

 

Distrito Sanitário V

– USF Bancários

– USF Bessa

 

Postos de vacinação para demais imunizantes:

 

Crianças a partir dos 3 anos (com agendamento)

1ª dose: Coronavac

– Policlínicas (Mandacaru, Cristo, Mangabeira e das Praias) – 8h às 16h

– Mangabeira Shopping (pedestre) – 13h às 22h

 

Crianças a partir dos 4 anos (sem agendamento)

1ª dose: Coronavac

– Policlínicas (Mandacaru, Cristo, Mangabeira e das Praias) – 8h às 16h

– Mangabeira Shopping (drive e pedestres) – 13h às 22h

 

Crianças a partir dos 5 anos (sem agendamento)

1ª dose: Pfizer

2ª dose: Pfizer (60 dias)

– Policlínicas (Mandacaru, Cristo, Mangabeira e das Praias) – 8h às 16h

– Centro Municipal de Imunização (Torre) – 8h às 16h

 

Crianças de 6 a 11 anos (sem agendamento)

1ª dose Coronavac

2ª dose: Coronavac (28 dias)

– Salas de vacinas nas USFs* – 8h às 11h

– Mangabeira Shopping (drive e pedestres) – 13h às 22h

 

A partir de 12 anos (sem agendamento)

1ª dose: 12+

2ª dose: Janssen, Coronavac (28 dias), Astrazeneca (90 dias) e Pfizer (60 dias)

3ª dose: 12+ (após 120 dias da 2ª dose); imunossuprimidos (após 28 dias da 2ª dose); e trabalhadores de saúde (após 120 dias da 2ª dose)

4ª dose: imunossuprimidos (após 120 dias da 3ª dose)

– Salas de vacinas nas USFs*– 8h às 11h

– Mangabeira Shopping (drive e pedestres) – 13h às 22h

 

A partir dos 30 anos e trabalhadores de saúde (após 120 dias da 3ª dose)

4ª dose: 30 – 39 anos (com agendamento)

Idade a partir dos 40 anos (sem agendamento)

Trabalhadores de saúde (sem agendamento)

– Salas de vacinas nas USFs* – 8h às 11h

– Mangabeira Shopping (drive e pedestres) – 13h às 22h

 

*exceção das USFs (Cidade Recreio, Cruz das Armas IV, Mandacaru VII, Mandacaru VIII, Ipês, Viver Bem, Alto do Mateus I, Vieira Diniz, Rangel I, Roger III, Alto do Céu II, Geisel III, Timbó I, Timbó II, Torre, Jardim Miramar I, Jardim Planalto e Tito Silva)

PautaPB transmite o debate da TV Arapuan com os candidatos ao Governo da Paraíba; assista

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Nesta segunda-feira (08), acontecerá o debate entre todos os candidatos ao Governo da Paraíba no Sistema Arapuan. O debate acontecerá às 21h30 na TV Arapuan, afiliada da RedeTV! na Paraíba.

O Portal PautaPB vai retransmitir o debate na página inicial do portal e iremos te deixar bem informado sobre todas as ideias e os debates dos candidatos.

Os postulantes ao governo do estado da Paraíba serão: Antônio Nascimento (PSTU), Adjany Simplício (PSOL), João Azevêdo (PSB), Major Fábio (PRTB), Nilvan Ferreira (PL), Pedro Cunha Lima (PSDB) e Veneziano Vital do Rêgo (MDB).

Saúde convoca população para atualização das vacinas do calendário nacional

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A Secretaria de Estado da Saúde (SES) iniciou, nesta segunda-feira (8), as campanhas de vacinação contra poliomielite e de multivacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos em toda Paraíba. O movimento é nacional e tem como objetivo melhorar as coberturas vacinais e proteger a população contra doenças que são prevenidas com a imunização. Além das campanhas vigentes, todas as vacinas do calendário nacional estão disponíveis diariamente nos postos de saúde dos 223 municípios paraibanos para vacinação de crianças, adolescentes e adultos.

As campanhas de vacinação são realizadas em parceria entre o Ministério da Saúde (MS), estados e municípios. Ao todo, são 18 vacinas ofertadas pelo SUS que fazem parte do calendário vacinal da criança e do adolescente e todas estão com as coberturas vacinais abaixo da meta prevista pelo MS. De acordo com a secretária de estado da Saúde, Renata Nóbrega, a meta de cobertura é de 90% para BCG e Rotavírus e 95% para as demais.

Renata Nóbrega lembra que a vacinação é importante para que doenças que já foram erradicadas não se disseminem entre a população. “O sarampo é uma das doenças que foi eliminada e que voltou a apresentar casos após a diminuição da procura pela vacina, o mesmo pode acontecer com a pólio, que foi erradicada no Brasil em 1994 e que já tem caso confirmado nos Estados Unidos. Vale destacar que a poliomielite não tem cura e pode causar paralisia irreversível em questão de horas”, explica.

A SES reforça ainda que a campanha de vacinação contra covid-19 continua vigente para adultos, adolescentes e crianças a partir dos 3 anos de idade. Em toda Paraíba, mais de mil salas de vacina funcionam rotineiramente para atender a população e atualizar a caderneta de vacinação. É importante lembrar que o calendário nacional de vacinação oferta imunizantes não apenas para crianças, mas também para adolescentes e adultos, por isso, é importante que toda população procure o posto de vacinação mais próximo de sua residência para conferir a situação dos cartões de vacina de toda família e realizar a atualização, caso seja necessário.

Ação ‘Cuidando de quem Cuida’ acontece durante toda semana em vários bairros de JP

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Foto- Cibelle Torres/Assessoria-SMS

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa está realizando, até a próxima sexta-feira (12), a ação ‘Cuidando de quem Cuida’, voltada à promoção da saúde da população feminina em vários bairros da Capital. A atividade teve início nesta segunda-feira (8), no Bairro das Indústrias, seguindo nesta terça-feira (9) no mesmo local, em frente à Escola Anayde Beiriz, na Rua Cidade de Cajazeiras.

Durante a ação, as mulheres são atendidas pela van da saúde, que oferece atendimento médico, marcação de citológico e mamografia, solicitação de exames laboratoriais, orientação nutricional, verificação de glicemia, aferição de pressão arterial e emissão do Cartão SUS. As atividades acontecem sempre das 8h às 12h.

De acordo com a diretora de Atenção à Saúde da SMS, Alline Grisi, o objetivo da ação é incentivar o autocuidado da população feminina, levando serviços de saúde para mais perto deste público em diferentes locais do município. “A mulher tem como costume cuidar de todo mundo e, muitas vezes, acaba deixando de lado o autocuidado”, destacou.

A ação visitará outros locais, beneficiando moradoras do Loteamento Cidade Maravilhosa (Gramame), na quarta-feira (10); Alto do Céu, na quinta-feira (11) e Mumbaba, na sexta-feira (11).

Programação ‘Cuidando de quem Cuida’

Horário: 8h às 12h

Terça-feira (09/08):

Endereço: Rua Cidade de Cajazeiras (em frente à Escola Anayde Beiriz), Bairro das Indústrias.

Quarta-feira (10/08):

Endereço: Rua Funcionário Público Paulo Antônio Bastos Portela (Loteamento Cidade Maravilhosa), Gramame.

Quinta-feira (11/08):

Endereço: Rua Felipe dos Santos (Beco de Zé Borges), Alto do Céu.

Sexta-feira (12/08):

Endereço: Rua Projetada, nº 76, B – 4ª etapa, Mumbaba.

Semob-JP celebra o Dia do Pedestre com ação educativa no bairro José Américo

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Fotos Ingrid Lopes

Para celebrar o Dia Internacional do Pedestre, nesta segunda-feira (8), a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) realizou uma ação educativa com o objetivo de chamar atenção dos condutores que devem ter cuidado com quem é a parte mais frágil no trânsito, o pedestre. Além disso, os servidores distribuíram material educativo e orientaram os transeuntes para a realização de uma travessia segura, na faixa de pedestre da Avenida Hilton Souto Maior, no bairro do José Américo.

Para o superintendente da Mobilidade Urbana da Capital, Expedito Leite Filho, os motoristas devem ser atenciosos e cordiais no trânsito, como dar preferência em faixas, não estacionar em calçadas, entre outras ações que facilitam o deslocamento do pedestre.

“Ter o cuidado com o pedestre é um gesto de respeito à vida e amor ao próximo. Todos em algum momento acabam se colocando na posição de pedestre, por isso, o ideal é que o comportamento seja de gentileza, evitando riscos de acidentes”, declarou.

De acordo com a chefe da Divisão de Educação para o Trânsito (Died) da Semob-JP, Gilmara Branquinho, os educadores abordaram motoristas, motociclistas e ciclistas distribuindo material educativo e orientaram os transeuntes para atravessarem em locais que sejam mais seguros, observando a sinalização viária no local.

“Nossas ações são contínuas de conscientização com crianças e adultos por meio de palestras em escolas, empresas e blitzes educativas para chamar atenção às regras de trânsito e buscando a segurança viária e a redução de acidentes”, explicou Gilmara Branquinho.

A dona de casa Avania Soares, disse que frequentemente usa a faixa de pedestre para se deslocar ao mercado e farmácia, mas, muitas vezes, tem medo, pois o fluxo é intenso no local. “Nós, pedestres, também fazemos parte do trânsito e temos que fazer a nossa parte respeitando as regras, nos fazendo visíveis para os condutores no momento de atravessar a rua. Essa ação da Semob-JP é de extrema importância para a nossa segurança”, declarou a moradora do José Américo.

Dicas de travessia para pedestres:

Atravesse as ruas olhando para ambos os lados, antes de atravessar na frente dos veículos, faça contato visual e sinalize com o braço pedindo a vez;

Quando não houver faixa de pedestre, procure locais seguros para atravessar, seja esquinas, passarelas ou próximo de lombadas eletrônicas;

Não atravesse por trás de carros, ônibus, pois a possibilidade de não ser visto é grande;

E em estradas ou vias sem calçadas, caminhe de frente para o tráfego (no sentido contrário aos veículos).

 

Dicas para motoristas evitarem atropelamentos:

Se caso o pedestre já tiver iniciado a travessia e, durante esse tempo o semáforo mudar de cor, o pedestre tem a prioridade para concluir a travessia;

Seja gentil e facilite a travessia, quando houver faixa sem sinal luminoso, a preferência é do pedestre;

O condutor na proximidade de pedestres, reduza a velocidade e redobre a atenção;

E evite buzinar para o pedestre, isso pode comprometer a segurança e a tranquilidade no momento da travessia.