29.4 C
João Pessoa
InícioDestaqueSemob-JP celebra o Dia do Pedestre com ação educativa no bairro José...

Semob-JP celebra o Dia do Pedestre com ação educativa no bairro José Américo

Para celebrar o Dia Internacional do Pedestre, nesta segunda-feira (8), a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) realizou uma ação educativa com o objetivo de chamar atenção dos condutores que devem ter cuidado com quem é a parte mais frágil no trânsito, o pedestre. Além disso, os servidores distribuíram material educativo e orientaram os transeuntes para a realização de uma travessia segura, na faixa de pedestre da Avenida Hilton Souto Maior, no bairro do José Américo.

Para o superintendente da Mobilidade Urbana da Capital, Expedito Leite Filho, os motoristas devem ser atenciosos e cordiais no trânsito, como dar preferência em faixas, não estacionar em calçadas, entre outras ações que facilitam o deslocamento do pedestre.

“Ter o cuidado com o pedestre é um gesto de respeito à vida e amor ao próximo. Todos em algum momento acabam se colocando na posição de pedestre, por isso, o ideal é que o comportamento seja de gentileza, evitando riscos de acidentes”, declarou.

De acordo com a chefe da Divisão de Educação para o Trânsito (Died) da Semob-JP, Gilmara Branquinho, os educadores abordaram motoristas, motociclistas e ciclistas distribuindo material educativo e orientaram os transeuntes para atravessarem em locais que sejam mais seguros, observando a sinalização viária no local.

“Nossas ações são contínuas de conscientização com crianças e adultos por meio de palestras em escolas, empresas e blitzes educativas para chamar atenção às regras de trânsito e buscando a segurança viária e a redução de acidentes”, explicou Gilmara Branquinho.

A dona de casa Avania Soares, disse que frequentemente usa a faixa de pedestre para se deslocar ao mercado e farmácia, mas, muitas vezes, tem medo, pois o fluxo é intenso no local. “Nós, pedestres, também fazemos parte do trânsito e temos que fazer a nossa parte respeitando as regras, nos fazendo visíveis para os condutores no momento de atravessar a rua. Essa ação da Semob-JP é de extrema importância para a nossa segurança”, declarou a moradora do José Américo.

Dicas de travessia para pedestres:

Atravesse as ruas olhando para ambos os lados, antes de atravessar na frente dos veículos, faça contato visual e sinalize com o braço pedindo a vez;

Quando não houver faixa de pedestre, procure locais seguros para atravessar, seja esquinas, passarelas ou próximo de lombadas eletrônicas;

Não atravesse por trás de carros, ônibus, pois a possibilidade de não ser visto é grande;

E em estradas ou vias sem calçadas, caminhe de frente para o tráfego (no sentido contrário aos veículos).

 

Dicas para motoristas evitarem atropelamentos:

Se caso o pedestre já tiver iniciado a travessia e, durante esse tempo o semáforo mudar de cor, o pedestre tem a prioridade para concluir a travessia;

Seja gentil e facilite a travessia, quando houver faixa sem sinal luminoso, a preferência é do pedestre;

O condutor na proximidade de pedestres, reduza a velocidade e redobre a atenção;

E evite buzinar para o pedestre, isso pode comprometer a segurança e a tranquilidade no momento da travessia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas