30.1 C
João Pessoa
InícioEntretenimentoOrquestra Sinfônica da Paraíba leva projeto OSPB nos Bairros à Igreja de...

Orquestra Sinfônica da Paraíba leva projeto OSPB nos Bairros à Igreja de N. S. de Fátima, em Miramar

O Projeto OSPB nos Bairros vai à Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, em Miramar, nesta quinta-feira, 9 de maio, levando músicas eruditas e populares aos moradores da área e de bairros vizinhos. O concerto da Orquestra Sinfônica da Paraíba começa às 19h30, com regência do maestro titular da OSPB, Gustavo de Paco de Gea, e entrada gratuita.

O público vai ter a oportunidade de assistir a orquestra executar músicas de compositores como Mozart, Tchaikovsky e Villa-Lobos. O concerto será iniciado com o 1º movimento da “Serenata nº 13 para Cordas em Sol Maior”, de Wolfgang Amadeus Mozart. Em seguida, será a vez do 2º movimento da “Suite Peer Gynt (Aase’s Death)”, de Edvard Grieg.

A apresentação segue com duas músicas nordestinas: “Terno de Pifes”, do compositor, pianista e regente pernambucano Clóvis Pereira, e “Galope de Cavalhada”, do compositor e flautista, também de Pernambuco, José Tavares de Amorim.

Logo depois, mais música erudita, com “Valsa das Flores” e “O Lago dos Cisnes”, de Tchaikovsky, seguidas pelo 3º movimento (Menuetto) da “Sinfonia nº 40”, de Mozart, e “Contos dos Bosques de Viena”, de Johann Strauss.

A música brasileira volta para encerrar o concerto, com “O Trenzinho do Caipira (das Bachianas Brasileiras nº 2)”, do carioca Heitor Villa-Lobos, e “Boi Bumbá (3º movimento da Suite Monette)”, do compositor pernambucano Maestro Duda.

O padre Luiz Júnior, pároco da Igreja de Nossa Senhora de Fátima, explicou que a paróquia está realizando uma trezena para o 13 de maio, que é o dia da primeira aparição de Nossa Senhora de Fátima. “Nós nos alegramos muito com a presença no dia 9 da orquestra sinfônica, porque é uma oportunidade que nós vamos dar aos nossos paroqueanos de conhecer a orquestra. E também a oportunidade de que a orquestra visite outros espaços da nossa sociedade, a igreja e tantos outros espaços, para divulgar a boa música”, observou.

O padre Luiz agradeceu à OSPB por ter aceito o convite para integrar a programação do Dia de Nossa senhora de Fátima. “E, de fato, como diz Milton Nascimento, o artista está onde o povo está e a paróquia é esse espaço em que muitas pessoas vão estar não só rezando, mas também tendo a oportunidade de ter esse contato com a orquestra e com a boa música”.

Criado com o objetivo de alcançar um público fora das salas de concerto, o projeto OSPB nos Bairros prevê apresentações da Orquestra Sinfônica da Paraíba e da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba em igrejas localizadas em bairros da capital e em outras cidades do Estado.

O regente

Natural de Buenos Aires, Argentina, Gustavo de Paco de Gea graduou-se pelo Conservatório Juan José Castro. Após trabalhar alguns anos como docente e flautista nas orquestras argentinas, foi convidado pela Universidade Federal da Paraíba para ser professor do Curso Superior e de Extensão de Flauta, onde ensina até hoje.

Trabalhando na UFPB desde 1978, foi membro fundador do Quinteto Latinoamericano de Sopros, apresentando-se em todo o país e no exterior com esse grupo camerístico. É também membro fundador e primeiro flautista da Orquestra Sinfônica da Paraíba desde 1980.

Desde 1985, é primeiro flautista da Orquestra Sinfônica do Recife (PE), desenvolvendo intenso trabalho na área da música sinfônica também em outras orquestras do país. Detentor de vários prêmios nacionais e internacionais, Gustavo de Paco de Gea tem se apresentado nos mais importantes festivais do Brasil.

Foi professor de flauta convidado no Centro de Criatividade Musical de Recife, em 1996 e 1997, e assumiu nesse ano a preparação dos sopros na Orquestra Infantil do Estado da Paraíba. É regente de orquestra desde 2001, ano em que criou a Orquestra de Câmara Municipal de João Pessoa, envolvendo jovens talentosos da região. Nesse organismo, foi diretor artístico e regente titular até 2010.

Em 2012 foi nomeado maestro e diretor artístico da Orquestra Criança Cidadã, em Recife, e, no ano seguinte, foi designado para reger o Concerto de Estreia da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba (OSUFPB), regendo desde então recorrentemente esse organismo como maestro convidado. Em 2014, aceitou o convite da Prefeitura de João Pessoa para ser maestro assistente da nova Orquestra Sinfônica Municipal, onde permaneceu até 2018. Atualmente, o maestro Gustavo de Paco de Gea é o regente titular da Orquestra Sinfônica da Paraíba.

 

SERVIÇO

Projeto OSPB nos Bairros

Concerto da Orquestra Sinfônica da Paraíba

Regência: Maestro Gustavo de Paco de Gea

Dia: 09 de maio (quinta-feira)

Hora: 19h30

Local: Paróquia Nossa Senhora de Fátima, R. Nevinha Cavalcante, S/N, Miramar, João Pessoa

Ingresso: Gratuito

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas