26.1 C
João Pessoa
InícioDestaquePMJP define planejamento logístico para Romaria da Penha

PMJP define planejamento logístico para Romaria da Penha

A Prefeitura de João Pessoa deu início, nesta quarta-feira (06), ao planejamento logístico e operacional para a 260ª edição da Romaria de Nossa Senhora da Penha, que ocorrerá entre os dias 18 e 26 de novembro. A reunião, no Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria, com representantes de diversas secretarias municipais e o Monsenhor Nereudo Freire, reitor do Santuário da Penha, discutiu a estrutura e todo o suporte que será fornecido ao evento. Este ano, a Romaria tem como tema ‘Senhora da Penha, ajudai-nos a repartir o pão como sinal de graça e missão’.

O encontro contou com representantes das Secretarias de Gestão Governamental e Articulação Política (Seggov), Infraestrutura (Seinfra), Saúde (SMS), Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Segurança Urbana e Cidadania (Semusb), Mobilidade Urbana (Semob), Meio Ambiente (Semam) e Turismo (Setur), além da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur).

O secretário de Gestão Governamental e Articulação Política, Diego Tavares, disse que a festividade religiosa é o segundo evento religioso mais importante do país, perdendo apenas para o Sírio de Nazaré, e a Prefeitura não apenas oferece o apoio logístico e operacional, mas participa direta e ativamente no planejamento e na sua organização, colaborando com a Arquidiocese da Paraíba.

“A determinação do prefeito Cícero Lucena é que possamos oferecer toda a estrutura para que a festividade religiosa possa ser cada vez melhor ano após ano, entendendo que a Romaria da Penha, além de uma grande expressão de fé, também é um dos mais importantes eventos do nosso calendário turístico e manifestação cultural da maior importância para João Pessoa e a Paraíba”, destacou.

Foram discutidas algumas ações para que o evento religioso cumpra sua finalidade, a exemplo da poda das árvores, limpeza, sinalização e isolamento de algumas áreas da Penha, relocação e disposição das barracas de comida e bebidas, a fiscalização dos trios elétricos, área para assistência e primeiros socorros das equipes do Samu, o contato com as forças de segurança, sugestão de pontos de táxi e uber, posicionamento de palco instalado no campo, melhoria na infraestrutura das ruas próxima ao Santuário, bem como o reforço na iluminação em ruas e avenidas do percurso da Romaria.

Romaria – No ano passado, a Romaria de Nossa Senhora da Penha contou com a participação de mais de 500 mil pessoas. Fiéis de diversas regiões do País participaram da caminhada com cerca de 14 quilômetros, da Igreja de Nossa Senhora de Lourdes, no Centro da Capital, ao Santuário de Nossa Senhora da Penha, na Zona Sul da cidade.

Thaysa Videres
Thaysa Videres
Jornalista - Assessora de Comunicação - Repórter do PautaPB / [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas