25.5 C
João Pessoa
InícioDestaqueParaíba aplica sistema de avaliação para monitorar processo de aprendizagem

Paraíba aplica sistema de avaliação para monitorar processo de aprendizagem

Até esta sexta-feira (18), a Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB) está em plena execução de um projeto avaliativo que envolve 45 mil estudantes de 616 escolas da Rede Estadual. Os estudantes distribuídos entre os 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e nas 3ª séries do Ensino Médio estão sendo avaliados. O esforço integra o recém-instituído Sistema de Avaliação da Educação Básica da Paraíba (Siave) e a aplicação iniciou nesta terça-feira (15). s escolas estão distribuindo as provas entre os horários da manhã e tarde, a depender do ano ou série.

Elizabete Araújo, secretária executiva de Gestão Pedagógica da SEE-PB, esclareceu que a iniciativa não é apenas um teste, mas uma ferramenta estratégica. “A Avaliação Diagnóstica Formativa, em andamento entre 15 e 18 de agosto, nos permitirá entender a atual situação do processo de aprendizagem de nossos estudantes e organizar as escolas com base nesse diagnóstico”, disse. Ela também ressaltou a importância da avaliação como preparativo para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que acontece em outubro e novembro.

O foco principal do diagnóstico é identificar os desafios enfrentados pelos estudantes nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. A intenção é aprofundar o entendimento do nível acadêmico dos alunos nesses componentes curriculares. Ainda para Elizabete, o Siave não é meramente um instrumento avaliativo, uma vez que seu objetivo maior é impulsionar uma educação de excelência para todos os estudantes paraibanos, formando cidadãos conscientes e proativos. A avaliação busca também estabelecer um monitoramento contínuo dos dados educacionais, fundamentando a evolução do processo de aprendizagem.

O CEEEA Sesquicentenário, em João Pessoa, é uma das escolas que está aplicando a prova e o coordenador Rafael Marques destacou o comprometimento dos alunos. “Eles estão cientes da relevância desta avaliação e confiantes nos resultados. Os docentes se mobilizaram para orientar os estudantes sobre a importância deste momento”, explicou. Já o estudante do 3º ano João Maia, que realizou a prova de Língua Portuguesa na terça-feira, compartilhou como foi a experiência aluno-avaliação. “A prova foi adequada ao nosso currículo. Embora tenha sido fácil para mim, reconheço seu valor para identificar áreas de melhoria no nosso aprendizado”, afirmou.

Siave – Instituído pela SEE neste mês de agosto, o sistema irá se transformar em um instrumento que apoia a construção contínua de um ensino de qualidade para todos os estudantes paraibanos, de forma a torná-los cidadãos plenos, assim como criar uma cultura de acompanhamento permanente dos dados educacionais, como subsídio para a melhoria da aprendizagem dos estudantes.

Thaysa Videres
Thaysa Videres
Jornalista - Assessora de Comunicação - Repórter do PautaPB / [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas