30.6 C
João Pessoa
InícioDestaquePMJP faz parceria com HUNE para realização de procedimento que reduz necessidade...

PMJP faz parceria com HUNE para realização de procedimento que reduz necessidade de amputações

Pacientes com problemas vasculares graves vão poder ser tratados de forma a evitar amputações em atendimentos da Rede Municipal de Saúde. Isso está sendo possível por meio de uma parceria entre a Prefeitura de João Pessoa e o Hospital Universitário Nova Esperança (HUNE), da Facene. A parceria foi celebrada nesta sexta-feira (28), durante visita do prefeito Cícero Lucena à instituição.

“A Secretaria de Saúde tem tido a preocupação e a atitude para melhorar o atendimento e prestar socorro mais qualificado. Aqui criamos mais um serviço para cuidar de pacientes do SUS com problemas vasculares. Aqui temos estrutura de enfermaria que são como apartamentos e ampliando o número de UTIs”, afirmou.

Existia uma demanda registrada de mais de 70 pacientes, 50 foram operados e a expectativa é que toda a demanda reprimida seja extinguida até o final do ano. Também estão programadas mais 70 cirurgias ao mês, totalizando 840 procedimentos no próximo ano.

O secretário municipal da Saúde, Luís Ferreira, explicou que a parceria amplia a capacidade de atendimento de pacientes com vasculopatia periférica. “Vamos sair de um tratamento agressivo, que culminava em amputação, para um procedimento mais especializado onde de fato tentamos salvar o membro do paciente. Com a alta tecnologia que o Hospital nos oferece poderemos garantir que a pessoa volte a ter vida normal”, explicou. Ele esteve acompanhado da secretária executiva Janine Lucena.

O médico George Ibiapina é diretor clínico do Hospital e explicou que o
projeto dá vazão a uma demanda recorrente dos pacientes. “A ideia é flagrar o paciente no começo da complicação e reverter o processo. Quando ele chega aqui, se detectada outras complicações cardíacas ele já pode ser submetido a outros procedimentos como cateterismo, angioplastia ou cirurgia cardíaca. É uma oportunidade que o paciente tem de tratar tudo e fazer prevenção para o futuro” explicou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas