26.1 C
João Pessoa
InícioDestaquePrograma Tá na Mesa contempla habitantes de Mulungu e Juarez Távora

Programa Tá na Mesa contempla habitantes de Mulungu e Juarez Távora

As populações de mais duas cidades – Mulungu e Juarez Távora passaram a contar com o Programa Tá na Mesa, que fornecerá diariamente, a partir desta terça-feira (24), 200 refeições ao preço de R$ 1,00, de segunda a sexta-feira. Os municípios integram a fase de ampliação do programa, que está contemplando 13 cidades com até 10 mil habitantes. No próximo sábado (28), o programa deverá ser implantado na cidade de Juru.

Telma Virgínia da Silva Custódio, coordenadora Estadual do Programa Tá na Mesa, gerido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), lembra que o formato do Tá na Mesa foi pensado a partir das necessidades surgidas com a pandemia e a constatação de que apenas a distribuição de cestas básicas não supria. “Iniciado em junho de 2021, o Programa foi implantado inicialmente em 83 municípios, criado em caráter emergencial com o objetivo de promover assistência alimentar aos segmentos mais vulneráveis da população. O Tá na Mesa atende aos municípios que não possuem Restaurante Popular, e atualmente é responsável pelo fornecimento de 25.700 refeições diárias. Um investimento do tesouro estadual que tem mudado a vida dos beneficiários do programa e dos pequenos empresários dos municípios contemplados que fornecem as refeições”, ressaltou a coordenadora.

Maria de Lourdes de Souza Arruda, viúva, residente no município de Mulungu, comemorou a chegada do Tá na Mesa em sua cidade: “Esse projeto é de importância muito grande, aqui estava precisando, tem muita gente necessitada. E pelo preço, com um real hoje não se compra nada, mas se almoça no Tá na Mesa. Damos graças a Deus e ao governador João Azevêdo”.

O deputado estadual Hervázio Bezerra agradeceu ao governador João Azevêdo, a quem ele definiu como o maior articulador, pensador dessa ação extremamente social para o povo da Paraíba. “Muitos dos que não precisam não dão o valor, mas sabemos que é importante para as famílias que aqui estão para pegar uma comida. Enquanto perdurar o Governo João Azevêdo, esse programa tende a crescer. É uma ação muito importante, vocês que estão aqui sabem”, afirmou.

A ex-prefeita da cidade e gerente regional do Desenvolvimento Humano da 2ª Região, Joana Darc Bandeira, falou sobre a importância do programa. “Tem uma importância muito grande. Mulungu é um município que não chega a 10 mil habitantes, mas de uma extensão territorial de 192 quilômetros quadrados, muito maior que Guarabira, com mais de 30 localidades rurais. E havia uma necessidade há bastante tempo, principalmente com início da pandemia, quando várias pessoas tiveram de paralisar suas atividades, e precisávamos de ter um programa voltado para vulnerabilidade social alimentar. Estamos felizes, a população está adquirindo sua quentinha para ter uma refeição digna e de qualidade”, destacou.

Ampliação do Programa Tá na Mesa – Por meio de Projeto de Lei enviado e aprovado pela Assembleia Legislativa, o Programa Tá na Mesa foi ampliado para municípios com população acima de oito mil habitantes. O projeto aprovado teve o objetivo de garantir segurança alimentar, fomento às economias locais, e contempla mais 13 municípios do estado.

O Tá na Mesa irá distribuir 200 refeições nos municípios que têm população entre 8 até 10 mil habitantes; 250 almoços diários nas cidades que possuem entre 10 e 20 mil habitantes; e 400 refeições em municípios acima de 20 mil habitantes, assegurando o fornecimento de 565.400 almoços por mês.

Thaysa Videres
Thaysa Videres
Jornalista - Assessora de Comunicação - Repórter do PautaPB / [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas