28.1 C
João Pessoa
InícioDestaquePMJP inicia entrega de kits de leitura para famílias no programa ‘Criança...

PMJP inicia entrega de kits de leitura para famílias no programa ‘Criança Feliz’

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc), iniciou, nesta terça-feira (24), a entrega dos kits de leitura às 1.956 famílias cadastradas no programa Primeira Infância no SUAS, o ‘Criança Feliz’, que foram contempladas com kits de livros do projeto ‘Conta pra Mim’. O objetivo é desenvolver práticas de Literacia Familiar, estimulando o hábito da leitura e fortalecendo o envolvimento dos pais na educação de seus filhos.

De acordo com a visitadora Roberta Karinn, os livros entregues pelo projeto chegaram como um reforço para essas atividades desenvolvidas com a família. “Nas visitas, eu oriento as cuidadoras sobre atividades que estimulam a fala, a coordenação motora, e usando sempre o material que a família tem em casa, como copos e bolinhas de papel. Agora, ganhamos o reforço dos livros, que vai estimular a criatividade, a fala e a interação entre a família, na hora de ler e contar essas histórias”, afirmou.

Pâmela Maria, mãe do Allan, de 2 anos de idade, já está cadastrada há oito meses no programa Criança Feliz e recebeu o seu kit nesta terça-feira. “Gostei de receber os livros, eu já sou muito satisfeita com a evolução que vejo nele, mas eu sei que os livros vão ajudar mais. Tem atividade que ela passa que eu digo que ele não vai conseguir, mas eu insisto e, com a ajuda dela, já estamos conseguindo desenvolver a fala dele, que era uma dificuldade grande ensinar”, disse a moradora do bairro Valentina Figueiredo.

O programa Criança Feliz é uma importante ferramenta de assistência que tem como objetivo acompanhar as necessidades de crianças na primeira infância, de zero a seis anos de idade e de gestantes, facilitando o acesso às políticas e serviços públicos que necessitam. Esse acompanhamento acontece por meio de visitas semanais, para crianças de zero a três anos de idade, e quinzenais para gestantes e crianças de zero a seis anos de idade, que sejam beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Seguindo o plano baseado na metodologia de Cuidados para o Desenvolvimento da Criança (CDC) e no Guia de Visita Domiciliar (GVD), os visitadores priorizam o desenvolvimento infantil no ato de brincar, trabalhando aspectos como coordenação motora, comunicação e linguagem, cognição, interação e fortalecimento de laços parentais.

Roberta Karinn destaca também a importância de existir uma parceria entre o serviço e os cuidadores. “É muito gratificante ver que nosso trabalho está sendo reconhecido e surtindo efeito nas famílias. Perceber que a mãe está seguindo as atividades que a gente passa, porque cada orientação é diferente, nós analisamos juntas quais as necessidades da criança e aí decidimos como trabalhar, respeitando a evolução deles”, destacou.

Podem se cadastrar no Programa Criança Feliz – O programa atende gestantes, crianças de até três anos e suas famílias cadastradas no CadÚnico para programas sociais do Governo Federal; crianças de até seis anos e suas famílias beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC); e crianças de até seis anos, afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida de proteção.

As famílias são inseridas no programa por meio da busca ativa dos visitadores em cada território, ou nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) com a equipe do Criança Feliz que estiver de plantão. Para mais informações, o usuário pode ir à sede do programa, na praça Barão do Rio Branco, 45 – Centro ou no Cras do seu bairro.

Projeto Conta pra Mim – João Pessoa foi a única cidade do Estado da Paraíba, entre as 26 selecionadas, a ser beneficiada pelo programa do Governo Federal. Isso ocorre por atender ao maior número de crianças do Programa Criança Feliz/Primeira Infância no Sistema Único de Assistência Social (Suas). A parceria entre os programas vai promover um conjunto de práticas e experiências relacionadas a linguagem, leitura e escrita na primeira infância, fase que vai do zero aos seis anos de idade. Marcando também uma parceria entre os Ministérios da Educação e da Cidadania, dentro da Política Nacional de Alfabetização (PNA).

Thaysa Videres
Thaysa Videres
Jornalista - Assessora de Comunicação - Repórter do PautaPB / [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas