27.1 C
João Pessoa
InícioManchete 2João Azevêdo recebe embaixador da Finlândia, discute ampliação de parcerias

João Azevêdo recebe embaixador da Finlândia, discute ampliação de parcerias

O governador João Azevêdo recebeu, na manhã desta terça-feira (3), na Granja Santana, em João Pessoa, a visita do embaixador da Finlândia no Brasil, Jouko Leinonen. Durante o encontro, o chefe do Executivo apresentou as potencialidades da Paraíba e discutiu uma série de parcerias que poderão ser firmadas com o país europeu, além da ampliação das já existentes na Educação.

Na oportunidade, João Azevêdo apresentou as potencialidades da Paraíba em diversas áreas, a exemplo de energias renováveis, localização geográfica privilegiada, fazendo com que a Paraíba ganhe a preferência de grandes empresas de distribuição e logística, como a Magazine Luiza, infraestrutura rodoviária e grandes investimentos em educação e tecnologia.

“Em meio a uma pandemia, a Paraíba adotou as medidas necessárias para salvar vidas – aqui não houve falta de leitos, nem de enfermaria nem de UTI, criamos uma logística que permitiu a chegada de vacinas nos 223 municípios paraibanos – e, ao mesmo tempo, seguimos fazendo investimentos para melhorar a vida da população nas mais diversas áreas, gerando saldos positivos de emprego”, afirmou João Azevêdo.

“Na educação, prosseguiu o chefe do Executivo estadual, criamos o ‘PB Educa’, chegando a mais de 90% de nossos alunos, seja por meio remoto – e para isso distribuímos mais de 250 mil chips com dados móveis para que os alunos carentes tivessem acesso ao conteúdo on-line, entre outras medidas – e também com aulas na TV aberta e em outras plataformas, o que valeu para o Estado o Prêmio do Centro de Liderança Pública (CLP) como o melhor projeto em educação ante a pandemia”, disse, lembrando ainda toda a rede de segurança alimentar, alcançando 150 municípios paraibanos para atender os mais vulneráveis.

O embaixador da Finlândia no Brasil, por sua vez, agradeceu a recepção pelo governador João Azevêdo e elogiou o ambiente propício a novas parcerias. “Estou vendo que a Paraíba tem um Governo moderno, que está avançando em muitas frentes. Temos uma longa parceria com a Paraíba na educação, e estamos ainda mais dispostos a compartilhar o sucesso da nossa educação com os paraibanos”, comentou, destacando que outras parcerias poderão ser firmadas na área econômica.

O secretário de Estado da Educação e Tecnologia, Cláudio Furtado, ressaltou a importância da visita de Jouke Leinonen ao governador João
Azevêdo para as parcerias educacionais entre o Estado e a Finlândia. “Foi um momento muito importante. O embaixador reconheceu toda a parceria e desenvolvimento na cooperação que temos na qualificação de nossos professores, e foi uma forma de fortalecer os laços que já existem e firmar novas parcerias, algo que é de fundamental importância para a educação”, disse.

O secretário de Estado do Turismo e Desenvolvimento (Setde), Rômulo Polari, afirmou que a visita do embaixador da Finlândia no Brasil representa o trabalho que a Paraíba vem realizando de fomentar e ampliar parcerias com outros países, melhorando a qualidade de vida da população paraibana. “Além das parcerias educacionais, é um momento importante de estabelecermos parcerias empresariais e comerciais, a exemplo das exitosas parcerias que temos com a Finlândia na educação”, acrescentou.

Por fim, o embaixador finlandês apresentou ao governador João Azevêdo um vídeo com as potencialidades da Finlândia, a exemplo dos excelentes níveis educacionais, respeito ao meio ambiente, já que o país europeu tem 78% de sua área coberta por florestas, e uma indústria diversificada.

Participaram ainda do encontro o secretário de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão, Gilmar Martins; e a coordenadora de Educação e Ciências do Consulado da Finlândia em São Paulo, Sanni Hakka da Silva.

Jouko Leinonen está como embaixador da Finlândia no Brasil desde setembro de 2019. O Brasil é o principal parceiro comercial do país europeu na América Latina, com cerca de 50 empresas instaladas aqui, gerando quase 10 mil empregos diretos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas