26.1 C
João Pessoa
InícioPolíticaAgevisa destaca cuidados a serem observados nos consultórios odontológicos no contexto da...

Agevisa destaca cuidados a serem observados nos consultórios odontológicos no contexto da Covid-19

 

“A área odontológica, conhecida pela proximidade do contato profissional-paciente, é identificada como uma área de alto potencial de contaminação pela Covid-19. Frente a essa realidade, sofreu e ainda sofre um grande impacto em face da pandemia que começou a tomar corpo no início de 2020, em todo o mundo”, afirmou a diretora-técnica de Ciência e Tecnologia Médica da Agevisa/PB, dentista sanitarista Helena Teixeira de Lima Barbosa.

 

“A transmissão do coronavírus acontece de uma pessoa contaminada para outra através de gotículas respiratórias eliminadas ao tossir, espirrar ou falar; de contato direto ou próximo, especialmente pelas mãos não higienizadas, e pelo contato com objetos ou superfícies contaminadas”, comentou Helena Lima. “Nesse contexto – acrescentou –, a saliva representa um importante meio na cadeia de transmissão da Covid-19, já que, conforme estudos científicos publicados ao longo da pandemia, as glândulas salivares se constituem em grandes reservatórios do vírus”.

 

Salientando o risco presente na assistência odontológica em razão de a clínica de saúde bucal envolver considerável contato com fluidos corporais, como sangue e saliva, a diretora-técnica da Agevisa observou que a atividade se caracterizar também pela realização de muitos procedimentos que, com a utilização de equipamentos rotatórios, geram aerossóis e gotículas muito pequenas que são capazes de permanecer suspensas no ar por períodos mais longos.

 

“Quando tais procedimentos são feitos em pessoas com Covid-19, esses aerossóis podem conter o vírus, e estes poderão ser inalados por outras pessoas que não estejam utilizando Equipamentos de Proteção apropriados. Tais características ampliam o risco aos profissionais que realizam os atendimentos e também aos usuários que estejam aguardando atendimento”, explicou.

 

Helena Lima acrescentou que o profissional de odontologia, se contaminado pelo coronavírus, pode também transmitir a doença para seus pacientes, e que sua responsabilidade está, não somente no preparo adequado do consultório, na utilização dos instrumentos de proteção (máscaras, luvas, gorro, óculos etc.) e no cuidado para não permitir aglomeração de pessoas no ambiente, mas, sobretudo, na atenção à sua própria condição de saúde. “Ou seja, se tiver suspeita de estar contaminado pela Covid-19, não deve, em hipótese alguma, realizar qualquer tipo de atendimento, além de buscar a assistência médica especializada”, comentou.

 

Conforme a diretora-técnica, em todos os períodos (pré, durante e pós-atendimento), os profissionais de odontologia não devem descuidar dos protocolos sanitários de biossegurança nos seus consultórios, mantendo sempre os ambientes higienizados; disponibilizando álcool líquido ou em gel para higiene das mãos; verificando a temperatura dos seus pacientes; adotando o modelo de atendimento por agendamento prévio com hora marcada, e observando todas as demais recomendações preventivas à contaminação pela Covid.

 

“É importante lembrar que, embora os dados mostrem a diminuição de casos da Covid-19, a pandemia não acabou. Por esse motivo, precisamos manter os cuidados quanto à transmissão do vírus entre as pessoas circundantes nos ambientes, não somente nos consultórios odontológicos, mas em todos os demais ambientes, inclusive nas nossas próprias casas”, enfatizou.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas