26.5 C
João Pessoa
InícioPolíticaEm Santa Rita, Câmara Municipal conscientiza população sobre importância de prevenção ao...

Em Santa Rita, Câmara Municipal conscientiza população sobre importância de prevenção ao suicídio

Setembro é o mês mundial de prevenção ao suicídio. A Câmara Municipal de Santa Rita, em alusão ao mês, chamado de Setembro Amarelo, abordou o assunto que já foi um tabu, mas que ganhou grande visibilidade atualmente. O debate em torno do tema tem o objetivo de conscientizar as pessoas e prevenir o suicídio.

O primeiro secretário da Câmara de Santa Rita, Marinaldo da Silva (PSDB) reforçou a importância da abertura de novos canais de diálogo, atenção para a saúde e a necessidade de ajuda profissional adequada para pessoas que enfrentam problemas emocionais.

“É de extrema importância divulgar a campanha do Setembro Amarelo, que trata sobre a prevenção do suicídio, para que, com orientação e diálogo, os números de pessoas que tiram sua própria vida diminua”, afirmou o primeiro secretário da Casa Legislativa.

Conforme dados divulgados pelos organizadores da campanha do Setembro Amarelo no Brasil, são anualmente registrados mais de 13 mil suicídios no país e mais de um milhão no mundo. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

Origem do Setembro Amarelo

O movimento de conscientização do Setembro Amarelo teve início nos Estados Unidos, com a história de Mike Emme, de 17 anos. O rapaz era conhecido por sua habilidade mecânica. Ele restaurou um automóvel Mustang 68, pintando-o de amarelo.

Em 1994, Mike cometeu suicídio, pegando seus amigos e familiares, pois não identificaram os sinais. No funeral, os amigos montaram uma cesta de cartões e fitas amarelas com a mensagem: “Se precisar, peça ajuda”. Diversos jovens passaram a utilizar cartões amarelos para pedir ajuda a pessoas próximas. O amarelo do Mustang de Mike foi a cor escolhida para representar a campanha.

Em 2003, a Organização Mundial da Saúde(OMS) instituiu o dia 10 de setembro para ser o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas