25.1 C
João Pessoa
InícioParaí­baDefesa Civil desenvolve ações integradas para limpeza e desassoreamento de rios da...

Defesa Civil desenvolve ações integradas para limpeza e desassoreamento de rios da Capital

A Prefeitura de João Pessoa, através da Defesa Civil, está executando o serviço de desassoreamento na terceira lagoa das Três Lagoas, em Oitizeiro, beneficiando bairros e comunidades adjacentes. O serviço de retirada de matéria orgânica vai permitir uma maior fluidez das águas, evitando inundações, só está sendo possível devido à união de secretarias da atual gestão. A Defesa Civil, com o apoio da Secretaria do Meio Ambiente (Semam) e Autarquia Especial de Limpeza Urbana (Emlur), entre outras, está empenhada em garantir uma maior segurança à população ribeirinha e proporcionar um novo cenário dos rios, lagos e lagoas que cortam a Capital paraibana.

“Em parceria com outras secretarias e órgãos da gestão municipal, estamos mudando a cidade de João Pessoa. Nossas águas já começam a ter outra fluidez. Isso significa uma maior segurança, principalmente para os moradores que vivem às margens dos rios, e também modifica a paisagem do local, trazendo mais beleza”, disse o secretário da Defesa Civil, Kelson Chaves.

Além das Três Lagoas, o Rio Jaguaribe está passando pelo processo de desassoreamento, no Jardim Guaíba, no bairro de Cruz das Armas, e no Bessa, beneficiando as comunidades Alfa, Beta e Gama.

Outro ponto beneficiado com o mesmo serviço, recentemente, foi o Lago das Cinco Fontes, localizado no Parque Arruda Câmara (Bica). Segundo o diretor da Bica, Rodrigo Fagundes, o desassoreamento no local era uma reivindicação antiga e necessária ao lago onde ficam os pedalinhos. A vegetação acumulada no fundo do lago juntava areia e deixava o local sem profundidade.

O secretário de Meio Ambiente, Welison Silveira, destacou que o trabalho feito pela Defesa Civil é imprescindível para a qualidade de vida das pessoas, da fauna e flora da cidade. “Muitas vezes nós não associamos diretamente as ações da Defesa Civil com o meio ambiente, mas são ações que estão relacionadas. O trabalho feito no Lago das Cinco Fontes, na Bica, é um dos inúmeros exemplos. Todo ecossistema da área foi beneficiado pelo desassoreamento, com retirada de matéria orgânica. Somos muito gratos pela parceria”, concluiu.

O serviço de limpeza dos rios já beneficiou o Bairro São José, a Comunidade dos Ipês, os moradores da Comunidade Tito Silva e dos arredores do Rio Cuiá (trechos próximos a Valentina / Mangabeira) e da comunidade São Rafael, no Castelo Branco. E ainda a Comunidades Padre Hildon Bandeira, São Luís e São Gabriel, no Bessa, e Cinco de Julho e Beira da Linha, no Alto do Mateus. Equipes da Defesa Civil trabalharam também no desassoreamento do Rio do Cabelo, no bairro da Penha, e do Rio Morto, no Bessa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas