24.1 C
João Pessoa
InícioParaí­baCentro Municipal de Imunização aplica cerca de três mil doses de vacinas...

Centro Municipal de Imunização aplica cerca de três mil doses de vacinas por mês

O Centro Municipal de Imunização (CMI) da Secretaria de Saúde de João Pessoa, também conhecido como antigo lactário da Torre, atua como serviço de referência para a aplicação de vacinas na Capital, realizando em média 200 atendimentos e aplicando cerca de 3.000 doses de vacinas por mês. Esses números crescem ainda mais nos meses de janeiro e julho, férias escolares, chegando a 500 atendimentos e até duplicando o número de doses aplicadas.

No Centro, que é um serviço ligado à Diretoria de Vigilância em Saúde, são disponibilizados os 18 tipos de vacina de rotina preconizados pelo Programa Nacional de Imunização, sendo a única referência para profilaxia da raiva humana, bem como a aplicação da vacina contra a febre amarela e atendendo casos de urgência para a aplicação da dT (difteria e tétano). É no Centro de Imunização também onde funciona o serviço de orientação ao viajante.

“Mesmo atuando como referência, o Centro de Imunização não é o único a disponibilizar para a população os 18 tipos de vacina de rotina, todos os imunizantes estão disponíveis nas salas de vacina espalhadas pela cidade, nas Unidades de Saúde da Família e Policlínicas Municipais”, explica a coordenadora do CMI, Rosa Rocha.

De janeiro deste ano até o momento, no Centro, foram aplicadas 23.276 doses. Em 2020 o número de doses aplicadas foi de 43.308 e, em 2019, 56.060 doses de imunizantes. Das vacinas disponibilizadas no Centro, as mais procuradas são as que protegem contra Difteria e Tétano, Antirrábica Humana, Tríplice Viral (sarampo, rubéola e caxumba), Febre Amarela, Pneumonia 10 Valente e a Penta, que é uma vacina combinada para cinco doenças: difteria, tétano, coqueluche, HIB (tipo de meningite) e Hepatite B.

Localizado na Rua Prefeito José bezerra, s/n°, Torre, o CMI funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 15h50 e nos finais de semana, feriados e pontos facultativos das 8h às 12h para profilaxia da raiva humana e dT de urgência em casos de acidentes graves. Para ser atendido no local é necessário apresentar a caderneta de vacinação da criança ou o cartão de vacinação do adulto, além de documentos pessoais como RG, CPF e cartão do SUS. Mais informações o usuário pode ligar: 3214-7481.

Vacinas – As vacinas são, comprovadamente, o meio mais seguro e eficaz de proteção contra inúmeras doenças infecciosas e funcionam ao simular, de forma segura, uma infecção, sem causar a doença nem efeitos colaterais graves. A partir do momento que as doses são aplicadas, a vacina desencadeia uma série de reações imunológicas, que levam a um estado de proteção (imunidade protetora) contra a doença para a qual a vacina foi desenvolvida.

Para a maioria das vacinas atualmente disponíveis, a imunidade protetora é atribuída à produção de anticorpos que reconhecem o patógeno, agente causador de doença e, o impedem de se multiplicar e causar a doença no indivíduo já imunizado. Dessa forma, quando nosso organismo é atacado por um vírus ou bactéria, nosso sistema imunológico, que atua na defesa, dispara uma reação em cadeia com o objetivo de frear a ação desses agentes estranhos.

Compõe o calendário do PNI com esquemas vacinais: BCG, Hepatite B, Hepatite A, Pentavalente, DTP, VIP, VOP, Meningocócica C, Pneumocócica 10, Rotavírus, Tríplice viral e Varicela para as crianças. Já para os adolescentes, dT, Hepatite B, Tríplice Viral, HPV e Meningocócica C; e para os adultos, dT, Hepatite B e Tríplice viral.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas