29 C
João Pessoa
12/04/2021
Início Paraí­ba Unimed JP passa a utilizar equipamento que diminui risco de intubação

Unimed JP passa a utilizar equipamento que diminui risco de intubação

A Unimed João Pessoa incorporou mais uma ferramenta ao arsenal de tratamento da covid-19 no Hospital Alberto Urquiza Wanderley: o Helmet, um capacete respiratório que diminui o risco de intubação. Mais confortável, esse recurso de ventilação não invasiva fornece oxigênio concentrado ao paciente e permite a melhora da função pulmonar e da capacidade respiratória.

O equipamento começou a ser utilizado esta semana e se soma a outros investimentos feitos pela Unimed JP para o enfrentamento à covid. “Nossa preocupação com a elevação no número de atendimentos e o índice grande de internações faz com que busquemos alternativas para atender nossos pacientes”, declarou o presidente da Cooperativa, Gualter Lisboa Ramalho. “Além da expansão de leitos e da contratação de mais pessoas para as equipes assistenciais, estamos adquirindo equipamentos, entre eles este capacete, que pode reduzir a quantidade de intubação em até 60%”, disse.

Gulter Ramalho informou que os pacientes que estão utilizando os aparelhos são aqueles em uma fase intermediária da doença. “Estamos usando em pacientes que, de acordo com parâmetros clínicos respiratórios, podem evoluir para uma intubação. Como não queremos que a intubação aconteça, pois é muito invasiva, utilizamos o capacete, para melhorar a capacidade pulmonar”, explicou.

 

blank

 

Maior segurança – O presidente Gualter Ramalho disse ainda que este tipo de equipamento ganhou notoriedade em todo o mundo depois do início da pandemia de covid-19 e vem se mostrando muito eficiente, pois reduz a inflamação pulmonar, e melhora a oxigenação e o esforço do paciente. “Além de tudo isso, é mais seguro para as equipes que estão tratando do paciente, pois o oxigênio circula dentro dele, não sai para o ambiente, diminuindo as chances de contaminação dos profissionais de saúde”, explicou.

Combate à covid-19 – Desde o início da pandemia, a Unimed João Pessoa vem se destacando como referência no enfrentamento à covid-19. Os resultados alcançados no Hospital Alberto Urquiza Wanderley se equiparam ou são até melhores do que alguns dos maiores hospitais do Brasil e do mundo. Além do treinamento permanente da equipe, que reúne alguns dos melhores profissionais da Paraíba, os investimentos em inovação e tecnologia são permanentes.

A Unimed JP foi a primeira a tratar pacientes com plasma convalescente entre as Unimeds. Também foi pioneira no Nordeste na utilização da técnica de fisioterapia com cateter nasal de alto fluxo, um tipo de oxigenoterapia feita de forma não invasiva; e na realização da tomografia por bioimpedância, entre outras técnicas e terapias que garantem segurança e bons resultados.

Um dos símbolos da Cooperativa no enfrentamento à pandemia é o robô Tom, uma plataforma que facilita, de forma segura, a interação entre os pacientes, a equipe assistencial e os familiares. Tom também é utilizado para a discussão de casos clínicos críticos com instituições diversas de diferentes países. É a tecnologia a serviço da saúde e da humanização.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

PMJP destaca agendamento on-line para garantir vacinação e aumento da procura pela segunda dose da Covid-19

A Prefeitura de João Pessoa emitiu nota no final da tarde deste sábado (10) informando que o agendamento on-line é o melhor mecanismo para...

Publicado decreto que regulamenta Programa de Habilitação Social e inclui motoboys, na Paraíba

O governo do estado publicou neste sábado (10) no Diário Oficial, o decreto que regulamenta o Programa de Habilitação Social e inclui motociclistas que...

Prefeitura de João Pessoa avança na vacinação do grupo de comorbidades 57+ e inclui coveiros na imunização

A Prefeitura de João Pessoa avança na imunização da população contra a Covid-19, neste sábado (10), em 27 postos de vacinação espalhados por toda...

Com viagem de Cícero, Leo Bezerra assume comando da Prefeitura de João Pessoa

Cícero Lucena transmitiu o cargo de prefeito de João Pessoa ao vice, Leo Bezerra, que assumiu o comando da cidade no começo da tarde...