26.1 C
João Pessoa
InícioParaí­baAssistência Social: Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra retorna atendimentos...

Assistência Social: Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra retorna atendimentos presenciais por agendamento

O Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra, vinculado à Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM), retornou os atendimentos presenciais desde o mês de agosto, obedecendo o plano de flexibilização adotado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). Para haver melhor acomodação das usuárias e evitar aglomerações, o Centro de Referência está trabalhando com o sistema de agendamento pelo telefone 0800-283-3883.

A unidade de apoio à mulher vítima de violência está localizada na Rua Afonso Campos, nº 111, no Centro, e funciona das 9h às 16h, diariamente. O Centro de Referência conta com uma equipe multiprofissional, composta por psicólogas, assistentes sociais, advogadas, arte educadoras e terapeuta holística. Nestes dois últimos meses, já foram realizados 40 atendimentos jurídicos de forma presencial.

A secretária Adriana Urquisa diz que diante do elevado índice de violência contra as mulheres observado neste momento de pandemia do novo coronavírus, mesmo no período de maior isolamento, o Centro da Mulher manteve-se na ativa. “Do início da pandemia até o momento, o espaço de acolhimento à mulher não foi interrompido, seguiu-se dando suporte pelo teleatendimento”, lembra a secretária.

Neste período foram realizados 424 atendimentos de forma remota, online e por telefone, distribuídos em Psicologia (361); Serviço Social (19); Terapia Holística (16); Vídeos orientações (06); Reunião de estudo de caso (03) e Articulação por telefone acolhimento institucional (02).

A secretária informa ainda que, nessa nova fase, os atendimentos psicológicos exigem agendamento prévio para que se realize o atendimento presencial. “A volta está sendo gradativa com os cuidados necessários e sempre atentas às necessidades das mulheres atendidas”, ressaltou.

Medidas sanitárias – O Centro de Referência da Mulher está seguindo todas as medidas preventivas de acordo com o último Decreto Municipal. É obrigatório o uso de máscara por toda equipe e pelas usuárias. Foi reforçada a higienização de todo o ambiente, obedecendo o distanciamento, uso de álcool em gel e EPIs.

Serviço – O Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra está localizado na Rua Afonso Campos, nº 111, no Centro, e funciona das 9h às 16h, por meio de agendamento. Em caso de violência doméstica, qualquer pessoa pode acionar os serviços especializados, registrar boletim de ocorrência junto à Delegacia da Mulher. É disponibilizado também em todo território nacional o 180 e o 190 da Polícia Militar para denúncias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas