Técnicos da Secretaria de Meio Ambiente plantam mudas de árvores nativas no Parque Parahyba

Pau-brasil, ipê rosa, sapucaia, sibipiruna e diversas outras espécies de árvores nativas foram plantadas no Parque Parahyba, no Bessa, durante esta semana. O plantio é coordenado pelas equipes da Divisão de Arborização e Reflorestamento (Divar) e também pelo Viveiro Municipal de Plantas Nativas da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) da Prefeitura Municipal de João Pessoa.

O Parque Parahyba tem duas áreas, totalizando aproximadamente 15 hectares. Em cada área foram plantadas 120 mudas de árvores. Segundo o coordenador do Viveiro Municipal, biólogo Carmelo Édson da Nóbrega, “em aproximadamente três anos, as mudas de árvores estarão contribuindo para a beleza do Parque e fornecendo sombra, deixando a temperatura no bairro em torno de 5º mais baixa”.

O plantio urbano da cidade de João Pessoa é coordenado pela Semam. Os técnicos fazem um estudo prévio das áreas que precisam de árvores, avaliam as condições do local – checando se as raízes das árvores não vão atingir a rede de saneamento ou se os galhos poderão tocar a fiação pública. Para cada área, são escolhidas espécies que melhor se adaptam às condições do local.

As mudas são produzidas pelos técnicos do Viveiro Municipal de Plantas Nativas, que fica em Gramame, na Rua Embaixador Sérgio Vieira de Melo, s/nº. Por causa das restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus, o Viveiro não está atendendo ao público. Assim que retornar, a população será comunicada, para que possa buscar sua muda de árvores nativas e receber as orientações sobre o plantio.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.