31.1 C
João Pessoa
InícioParaí­baPrêmio da Economia Criativa de João Pessoa está com inscrições abertas

Prêmio da Economia Criativa de João Pessoa está com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o Prêmio da Economia Criativa de João Pessoa, que tem como tema: “A solidariedade e a valorização das coisas do lugar, na forma de soluções para necessidades e anseios em tempos de isolamento”. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 30 de setembro por pessoas físicas ou jurídicas e projetos com até 4 pessoas pelo link do Prêmio no site: https://bit.ly/2OSmfYv. No local tem um espaço para o candidato colocar os dados pessoais, descrever o problema em 600 palavras, a solução e ainda um vídeo e cinco imagens em pdf.

Serão premiadas iniciativas referentes às sete áreas definidas pela Unesco: Artes Midiáticas (jogos, aplicativos); Arte Popular e Artesanato (produtos tridimensionais feitos à mão); Cinema (roteiros, videoclipes, documentários); Design (projetos de design em todas as áreas); Gastronomia (produtos e serviços gastronômicos de entrega doméstica); Literatura (contos, ensaios, crônicas, publicações virtuais) e Música (apresentações musicais durante a quarentena, composições musicais).

O prêmio é uma realização do Laboratório de Inovação Cultural (Labin), dentro das ações do Programa João Pessoa Cidade Criativa da Unesco, promovido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), que tem o objetivo de premiar as melhores ideias, sejam na forma de produtos ou serviços inovadores, que foram criados em decorrência do isolamento social obrigatório causado pela Covid-19.

Haverá ainda uma exposição virtual e os vencedores serão eleitos através de votação pública online. Acesse o link http://joaopessoacriativa.com.br/criativos/ para ler o edital e fazer sua inscrição.

João Pessoa Cidade Criativa – A Capital João Pessoa foi anunciada como Cidade Criativa pela Unesco em 31 outubro de 2017, na categoria artesanato e arte popular (Crafts and Folk Art), junto com Brasília (DF), na categoria Design, e Paraty (RJ), na Gastronomia, além de outras 61 cidades escolhidas no mundo. O pedido de reconhecimento foi elaborado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa em parceria com o Sebrae.

No período em que a cidade foi reconhecida já propôs e coordenou a realização do Primeiro Salão de Design da Paraíba (2018 e 2019) – embora exista no estado o ensino superior de Design Industrial desde a década de 70, nenhuma ação nesse sentido havia sido realizada anteriormente. Este ano instituiu o Prêmio Criativos 2020, contemplando os sete segmentos da Economia Criativa definidos pela Unesco. Por outro lado, o compromisso de João Pessoa com a cooperação entre cidades, pactuado com a Unesco, ficou demostrado com a proposta de criação do E-criativa, em 2018, evento de grande repercussão dentro e fora do País e que irá se configurar com sua versão virtual em 2020, bem como a criação do Labin, laboratório para construção de projetos e novas práticas.

No Brasil, cinco cidades já faziam parte da rede, sendo Belém (PA) e Florianópolis (SC) em Gastronomia, Curitiba (PR) em Design, Salvador (BA) em Música e Santos (SP) no Cinema. João Pessoa se juntou à rede na linha de frente dos esforços da Unesco para promover a inovação e a criatividade como motores essenciais para um desenvolvimento urbano mais sustentável e inclusivo.

Rede de Cidades Criativas – Foi criada em 2004. É composta por 180 cidades de 72 países que atuam em cooperação para aprimorar as estratégias de desenvolvimento por meio de sete pilares da indústria criativa e cultural. Além do Artesanato e Artes Folclóricas, há também categorias de Design, Gastronomia, Ccinema, Literaturas, Artes Midiáticas e Música.

SERVIÇO:
PRÊMIO CRIATIVOS

Tema: Artesanato e Gastronomia
Inscrições gratuitas – link: https://bit.ly/2OSmfYv.
Até 30 de setembro de 2020
Exposição e votação virtual: 1 de Outubro até 30 de novembro de 2020
Divulgação dos premiados: 15 de dezembro de 2020
Mais informações: http://joaopessoacriativa.com.br/criativos/

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas