27 C
João Pessoa
InícioParaí­baServidores da Central de Transplante fazem treinamento para utilizar helicóptero no transporte...

Servidores da Central de Transplante fazem treinamento para utilizar helicóptero no transporte de órgãos

Enfermeiros da Central de Transplante da Paraíba, da Secretaria de Estado da Saúde (SES), participaram, nesta quinta-feira (16) pela manhã,  de um treinamento promovido pelo Grupo Tático Aéreo (GTA), da Secretaria de Estado da Segurança e Defesa Social (Sesds), com o objetivo de estabelecer protocolos para o uso de helicóptero no transporte de órgãos.

O treinamento aconteceu no Centro de Educação da Polícia Militar, em Mangabeira. Na próxima semana, acontecerá em Campina Grande com a equipe de transplante daquela cidade, no Hospital de Trauma Dom Luiz Gonzaga.

O helicóptero Acauã está sendo cedido pela Sesds para o transporte de órgãos em todo estado e até no Rio Grande do Norte e Pernambuco. “Será muito importante ampliar a abrangência de cidades e estados que possam ser doadores de órgãos. Além do mais, com a aeronave, o tempo de deslocamento de órgãos nobres, como o coração, será encurtado proporcionando menores taxas de rejeição de órgãos para o transplante”, disse o diretor geral da Central, Luiz Gustavo de Barros.

De helicóptero, uma viagem de João Pessoa para Campina Grande terá 25 minutos, enquanto a mesma viagem de carro dura, em média, 1h40.  “Neste trabalho de transporte de órgãos, tempo é ouro. Aliado a isso, o desejo de contribuir da Sesds, que ofereceu a aeronave, trará grandes ganhos, pois tudo que venha otimizar esse processo só tem a contribuir com o nosso objetivo maior que é salvar vidas”, afirmou a chefe do Núcleo de Ações Estratégicas da Central, Rafaela Carvalho.

O secretário da Segurança e da Defesa Social, Jean Nunes, destacou que as aeronaves da pasta estão à disposição para trabalhar de forma integrada com a Secretaria da Saúde, tanto nos treinamentos como em atendimento a ocorrências, como resgates em acidentes e traslados de vítimas para as unidades hospitalares.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas