31.1 C
João Pessoa
InícioParaí­baPrefeitura aumenta atendimento de serviços assistenciais para pessoas em situação de rua

Prefeitura aumenta atendimento de serviços assistenciais para pessoas em situação de rua

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) vem ampliando o atendimento de seus serviços assistenciais para pessoas em situação de rua em mais de 100%, desde o início da pandemia causada pela covid-19.

O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), antes da pandemia, atendia cerca de 30 a 40 usuários por dia, que recebiam suporte de segunda à sexta, das 08h às 17h. Enquanto que atualmente, o atendimento chega a mais de 100 pessoas, com serviços estendidos de domingo a domingo.

Cristiane Cabral, coordenadora de proteção social especial de média complexidade, afirma que estão sendo tomadas todas as medidas para garantir não só a higienização dessas pessoas, com a distribuição de álcool, máscaras e sabão, mas também a segurança alimentar dos usuários. “Fizemos um controle especial durante a pandemia para que não haja aglomeração, mas de forma que essas pessoas tenham acesso a todas as refeições”, completou.

Com esse aumento no atendimento, outro Centro Pop foi inaugurado em abril, no bairro de Jaguaribe, com atendimento 24 horas por dia e capacidade para atender 100 pessoas. Por conta da pandemia, a coordenadora explica que o atendimento neste segundo centro é um pouco diferenciado, sendo usado para que pessoas em situação de rua realizem, de forma voluntária, o isolamento social. Normalmente, os usuários que são atendidos neste segundo centro são encaminhados pela abordagem de rua do programa Ruartes, que faz esse acolhimento diário.

Além dos atendimentos nos centros POP, a Prefeitura também possui as casas de acolhimento, que dobraram o atendimento durante a pandemia e inclui a casa do adulto 1 e 2; e a Pousada. As pessoas em situação de rua que testam positivo para Covid-19 e possui sintomas leves, são encaminhadas para tratamento na casa do adulto 2.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas