29.8 C
João Pessoa
InícioParaí­baCORONAVÍRUS: PMJP alerta população sobre informações fake news e pede consulta em...

CORONAVÍRUS: PMJP alerta população sobre informações fake news e pede consulta em sites oficiais

O último boletim oficial do Coronavírus, publicado no painel Covid-19 desenvolvido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), indicou que 1.697 casos da doença foram confirmados até esta segunda-feira (18), em João Pessoa. Os dados estão disponíveis para a população, que deve ficar atenta e consultar as informações sobre a doença apenas nos sites oficiais da PMJP.

O secretário de Transparência Pública da PMJP, Ubiratan Pereira de Oliveira, alertou a população para que obtenha e consulte informação sobre a Covid-19 dos dados oficiais. “Diante de tantas questões que se cruzam a todo momento e mudam a toda hora, é importante que as pessoas consultem as fontes oficias e informações emitidas pela secretaria de Saúde da prefeitura e pelo portal da transparência”, alertou Ubiratan Pereira.

O site oficial da Prefeitura Municipal de João Pessoa ( joaopessoa.pb.gov.br ) disponibiliza duas abas com informações sobre a Covid-19. Uma delas, assim quando abre o portal, cai direto numa tela para o usuário consultar. Nela, contém informações sobre o vírus e formas de prevenção: Quando usar máscara? Quem corre mais risco? Como se proteger? O que é o vírus? Como ele age? e outros conteúdos bem didáticos para facilitar o entendimento do usuário sobre a pandemia.

Na aba azul clara existe também uma cartilha ( jpcontracovid19.joaopessoa.pb.gov.br ) com explicações sobre a doença que poderá ser baixada gratuitamente e que pode ser utilizada pelos professores da rede de ensino pública e particular para explicar sobre os cuidados que a população deve ter no período da pandemia. É um conteúdo simples, colorido, ilustrado e de fácil entendimento.

Os técnicos e desenvolvedores da PMJP disseram que, na aba azul, nesta segunda-feira, 18 de maio, o número de acessos únicos foi de 16.328 mil, com um total de visitas de 23.703. O fluxo de informação no portal é contínuo e acelerado. “Porque a atualização é full-time e varia muito a todo momento, por isso é importante consultar dados oficiais”, explicou Ubiratan Pereira, que comentou ainda que dados sobre empenhos, compras e aquisições da prefeitura também podem ser acessados no Portal da Transparência.

Ubiratan Pereira informou ainda que a equipe da Setransp está sob regime de teletrabalho, procedendo à análise individual das solicitações de informações realizadas através do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) e, dentro do possível, respondendo às que sejam viáveis no sistema de trabalho descrito, com prioridade absoluta para as demandas relacionadas ao Covid-19.

Painel Covid-19 – A outra aba é uma plataforma de consulta e dados do novo coronavírus em João Pessoa, chamada de Painel Covid-19. Para ter acesso o usuário deve entrar na página oficial da PMJP ( joaopessoa.pb.gov.br/ ) e do lado direito da tela abaixo vai encontrar a Plataforma de Monitoramento da Covid-19 ( https://experience.arcgis.com/experience/d76ba516389d4e83b9a778d266cac5c1/ ), com dados de casos prováveis, confirmados, recuperados, óbitos, hospitalizados, internados em UTI, casos descartados.

Na plataforma o usuário vai encontrar também um mapa térmico, em que mostra os casos confirmados por bairros, os óbitos e os recuperados. Os dados contidos no painel são atualizados diariamente. No painel pode ser visto também um gráfico com a evolução dos casos graves leves e graves por dia.

Os desenvolvedores explicam que os totais de casos por bairros se referem ao local de residência do paciente e o ponto é sempre localizado no centro do referido bairro, não significando, portanto, a localização exata dos casos. Em casos prováveis, se refere a todos os casos de Síndrome Gripal (SG) e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), como provável infecção pelo novo Coronavírus.

O gráfico e indicador de distanciamento social se refere ao dado do dia anterior, quando é computado pela Secretaria de Planejamento. O percentual de máximo e mínimo se refere as áreas com maior e menor proporção de isolamento social em João Pessoa, respectivamente, para o dia da apuração. O gráfico de evolução temporal dos casos notificados se baseia na data registrada dos primeiros sintomas.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas