27.1 C
João Pessoa
InícioParaí­baOutubro Rosa: Hospital Napoleão Laureano antecipa 14 cirurgias, entre mastectomias e reconstruções...

Outubro Rosa: Hospital Napoleão Laureano antecipa 14 cirurgias, entre mastectomias e reconstruções mamárias, neste sábado (19)

Este sábado (19) ficará marcado na vida de 14 pacientes do Hospital Napoleão Laureano como o dia em que tiveram um encontro definitivo com a “esperança”. Todas essas mulheres serão operadas, a partir da 08h00, por uma equipe composta de: 4 mastologistas, 4 auxiliares, 2 cirurgiões plásticos, 2 auxiliares de plástica e 6 residentes de medicina.

Com esta ação, que faz parte do “outubro rosa”, o Hospital Napoleão Laureano, segundo a Diretora Geral, Dra. Maria Tereza Lira Batista Gama, estará antecipando cirurgias que seriam realizadas apenas em dezembro, trazendo vários benefícios para as pacientes. “Fui procurada por Dra. Juliana Gadelha que está chefiando o serviço de mastologia do Hospital e ao invés de fazer como nos anos anteriores, em que foram feitos mutirões de atendimentos para o público externo que não dispõe de diagnóstico, nos voltamos para os pacientes que já têm diagnóstico de câncer e resolvemos abrir o bloco cirúrgico no sábado com toda equipe envolvida, entre: cirurgiões plásticos, mastologistas, enfermeiros do bloco cirúrgico, técnicos de enfermagem e a diretoria que fica com a parte de organização e acolhimento junto com a Rede Feminina”. E completou: “A antecipação trará um benefício imenso a essas pacientes. Ao antecipar a parte cirúrgica também vamos antecipar a quimioterapia ou radio terapia, trazendo inclusive benefícios na parte psicológica”.

O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres. No Brasil, o cenário atual nos mostra dados realmente preocupantes: uma incidência de 56,20 casos em 100.000 mulheres, segundo dados do Ministério da Saúde. Estima-se ainda que todos os meses, 73 mulheres vão descobrir que têm câncer de mama na Paraíba. São 880 novos casos por ano no Estado, de acordo com as estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA).

Para as mulheres interessadas em fazer o exame de mamografia, o HNL garante o atendimento rápido para as pacientes. “Para as moradoras de João Pessoa basta chegar com a requisição de mamografia e ir direto para o setor onde são feitos os exames e para as pacientes de outros municípios, todas devem vir reguladas pelos seus municípios de origem”, disse a diretora do hospital lembrando que é possível fazer até 1.000 exames em um mês.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas