31.1 C
João Pessoa
InícioParaí­baLitoral paraibano tem 49 praias apropriadas para o banho neste fim de...

Litoral paraibano tem 49 praias apropriadas para o banho neste fim de semana

A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) classificou 49 praias do litoral paraibano como apropriadas para o banho neste final de semana. Nelas, a qualidade da água varia entre excelente, muito boa e satisfatória, segundo relatório semanal divulgado nesta sexta-feira (6).

De acordo com o documento, em João Pessoa deve-se evitar a praia de Manaíra, em toda a sua extensão. Os banhistas também devem evitar apraia do Cabo Branco, nos trechos próximo à desembocadura da galeria pluvial em frente ao estabelecimento comercial Bar do Cuscuz; ao final da Rua Áurea, próximo à desembocadura da galeria pluvial; e na rotatória do final da Av. Cabo Branco, 100 metros à direita e 100 metros à esquerda da desembocadura da galeria pluvial. Por sua vez, na praia de Jacarapé, o trecho impróprio para o banho está localizado 100 metros à direita e 100 metros à esquerda da desembocadura do rio Jacarapé. E na praia do Arraial está classificado como impróprio o trecho que fica 100 metros à direita e 100 metros à esquerda da desembocadura do rio Cuiá.

No município de Cabedelo, é bom evitar a praia do Jacaré, à direita do estuário do rio Paraíba; enquanto no município de Pitimbu, a praia dePitimbu não está apropriada para o banho nas proximidades do final da Rua da Paz; e a praia do Maceió, está imprópria no trecho que fica 100 metros à direita e à esquerda da desembocadura do Riacho Engenho Velho.

A Sudema ainda recomenda aos banhistas que evitem os trechos de praias localizados em áreas frontais a desembocaduras de galerias de águas pluviais, principalmente se houver indício de escoamento recente.

A equipe da Coordenadoria de Medições Ambientais da Sudema divulga, uma vez por semana, a situação de balneabilidade das 56 praias, por meio de coleta de material para análise nos municípios costeiros do Estado. Em João Pessoa, Lucena e Pitimbu, que são praias localizadas em centros urbanos com grande fluxo de banhistas, o monitoramento é semanal. Nos demais municípios do litoral paraibano a análise é realizada mensalmente.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas