O senador Cássio Cunha Lima (PB), lÃder do PSDB, afirmou nesta segunda-feira (14) que depois das manifestações de domingo — consideradas por muitos como os maiores protestos já realizadas no paÃs —, o Brasil precisa escolher um caminho para mudar esse estado de coisas. Para ele, a saÃda seria dar andamento, no Congresso, ao processo de impeachment da presidente da República, Dilma Rousseff, ou o Tribunal Superior Eleitoral cassar a chapa que ganhou as eleições de forma ilÃcita.
É que, lembrou Cássio Cunha Lima, várias delações premiadas na Operação Lava Jato, que investiga o esquema de corrupção na Petrobras, comprovaram que o dinheiro da corrupção financiou a campanha da presidente da República.
— Nós temos saÃdas várias para essa situação e uma delas é, indiscutivelmente, o caminho da Justiça Eleitoral em cumprimento e aplicação em respeito à legislação em vigor, que exige, inclusive, julgamento com rapidez e celeridade. Os prazos da Justiça Eleitoral são bastante diferenciados do da Justiça comum. Então há prazo suficiente para que nós possamos ter o julgamento por parte do TSE, a eventual cassação da chapa e eleições para presidente da República junto com as eleições municipais.
Cássio Cunha Lima deixou bem claro não aceitar qualquer tentativa de mudança de regra do jogo, como adoção de um regime semiparlamentarista, que sequer está previsto na Carta Magna, sublinhou.
Agência Senado