29.5 C
João Pessoa
InícioParaí­baMalária: Saúde confirma sexto caso e chama atenção da população para as...

Malária: Saúde confirma sexto caso e chama atenção da população para as medidas de prevenção

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) confirmou, no sábado (25), o sexto caso de malária. A paciente, moradora do município de João Pessoa, tinha histórico de ida ao município de Conde nos últimos 30 dias e apresentava sintomas sugestivos da doença. Após a realização do teste rápido com resultado positivo, ela foi transferida para a unidade assistencial de referência, o Hospital Universitário Lauro Wanderley (HU), e teve a medicação iniciada.

A gerente executiva de Vigilância em Saúde da SES, Talita Tavares, pontua que a secretaria vem trabalhando junto aos profissionais do município de Conde e do Ministério da Saúde (EpiSUS), desde o primeiro caso notificado, para implementação de medidas de vigilância da doença que oportunize a identificação dos casos nos primeiros dias com o objetivo de interromper a transmissão.

O município de Conde caracteriza-se hoje com risco potencial de transmissão da doença, cabendo a todos os usuários e visitantes a tomada de medidas de prevenção contra picada de mosquitos como: o uso de calças e camisas de manga longa e de cor clara, uso de repelentes, evitar locais próximos a criadouros naturais dos mosquitos (beira de rios e lagos, áreas alagadas ou coleções hídricas, região de mata nativa), principalmente nos horários da manhã e ao entardecer, por serem os períodos do dia de maior atividade dos vetores da doença, entre 17h e 6h, uso de telas protetoras nas portas e janelas e o uso de mosquiteiros.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas