28.1 C
João Pessoa
InícioParaí­baJardim Botânico tem programação especial “Seja Biólogo por Um Dia”

Jardim Botânico tem programação especial “Seja Biólogo por Um Dia”

A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) realiza, nesta quinta-feira (3), a programação especial Seja Biólogo por Um Dia, no Jardim Botânico Benjamin Maranhão (JBBM), em João Pessoa. A iniciativa integra as atividades comemorativas do Dia Nacional do Biólogo e proporciona ao público contato com métodos e práticas utilizados por profissionais da biologia em atividades de campo e pesquisa.

A partir das 9h, a trilha temática de Entomologia, Botânica e Mastozoologia permitirá que os participantes conheçam métodos de coleta e pesquisa relacionados a insetos, plantas e mamíferos. Ao longo do percurso, os visitantes poderão colocar esses métodos em prática, vivenciando etapas do trabalho realizado por biólogos em campo. São 10 vagas para esta trilha, que serão preenchidas por ordem de chegada. As trilhas regulares serão mantidas e saem às 9h e às 14h. Para participar das trilhas, é obrigatório usar calça comprida e sapato fechado.

A programação também contará, até as 16h, com a exposição “Biologia em Campo: Da coleta à Conservação”, que apresenta a rotina científica do profissional biólogo com ênfase nas atividades de campo e na formação de coleções biológicas. A exposição será organizada em quatro estações temáticas: Botânica, Entomologia, Herpetologia e Mastozoologia.

Cada estação apresentará equipamentos utilizados nas diferentes etapas do trabalho, desde ferramentas de coleta e equipamentos de segurança até materiais empregados no processamento, fixação e conservação de espécimes que posteriormente integram acervos científicos. A atividade busca aproximar o público dos processos de produção de conhecimento sobre a biodiversidade.

O Dia Nacional do Biólogo é celebrado anualmente em 3 de setembro, data que marca a regulamentação da profissão no Brasil pela Lei nº 6.684/1979. A atuação desses profissionais abrange áreas como pesquisa científica, conservação da biodiversidade, educação ambiental e gestão de recursos naturais.

O Jardim Botânico Benjamin Maranhão está inserido no Refúgio de Vida Selvagem (RVS) Mata do Buraquinho, remanescente de Mata Atlântica em área urbana, e desenvolve atividades relacionadas à conservação, pesquisa e educação ambiental.

Serviço
Seja Biólogo por Um Dia

Data: 3 de setembro de 2026 (quinta-feira)
Horário: 9h às 16h

Trilha temática de Entomologia, Botânica e Mastozoologia: 10 vagas (por ordem de chegada)
Público-alvo: jovens a partir de 15 anos e adultos (menores acompanhados)

Trilhas regulares: 25 vagas por trilha (por ordem de chegada)
Público-alvo: a partir de 5 anos (menores acompanhados)

Exposição Biologia em Campo: Da coleta à Conservação: 9h às 16h
Público-alvo: livre (menores acompanhados)

Local: Jardim Botânico Benjamin Maranhão, Av. Dom Pedro II, Torre – João Pessoa/PB
Informações: (83) 3690-1976 / (83) 98814-6467 (WhatsApp)
Obs.: Atividades gratuitas. Recomenda-se chegar com antecedência. Uso de calça comprida e sapato fechado é obrigatório.

Thaysa Videres
Thaysa Videres
Jornalista - Assessora de Comunicação - Repórter do PautaPB / [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas