30.1 C
João Pessoa
InícioGeralSenado aprova Projeto de Lei que cria prova de proficiência para formandos...

Senado aprova Projeto de Lei que cria prova de proficiência para formandos em Medicina

Presidente do CRM-PB e conselheiro federal Bruno Leandro de Souza acompanhou a votação e afirmou que o exame fortalecerá a formação médica

A Comissão de Assuntos Sociais do Senado aprovou, em caráter terminativo, nesta quarta-feira (3), o Projeto de Lei nº 2.294/2024 que institui uma prova nacional de proficiência para estudantes concluintes do curso de Medicina e que será requisito obrigatório para que novos médicos obtenham registro nos Conselhos Regionais. O projeto segue agora para a Câmara dos Deputados.

O presidente do Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) e conselheiro federal, Bruno Leandro de Souza, acompanhou a votação no Senado, nesta quarta (2), e destacou que o exame contribuirá para o fortalecimento da qualidade da formação médica no Brasil e, consequentemente, para a melhoria da assistência em saúde oferecida à população. “Tivemos um dia histórico para a medicina brasileira e com o protagonismo do CFM”, afirmou Bruno Leandro.

O exame será semelhante ao já existente para os advogados, com o objetivo de avaliar a formação dos futuros médicos. “A prova abrangerá não apenas conteúdos científicos e técnicos, mas também aspectos éticos e humanísticos da prática profissional. O modelo prevê avaliações teóricas, metodológicas e de habilidades práticas, utilizando instrumentos e metodologias ativas”, explicou o presidente do CRM-PB.

Ele ainda acrescentou que a prova será administrada e aplicada pelo CFM e que, para isso, estão sendo feitas parcerias com o Imperial College do Canadá e com outras instituições do Reino Unido, dos Estados Unidos e da Austrália. “A prova terá um nível das que já são aplicadas em outros países para qualificação e certificação do ensino médico”, completou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas