27.1 C
João Pessoa
InícioParaí­baJoão Pessoa recebe I Festival Internacional de Aquarela

João Pessoa recebe I Festival Internacional de Aquarela

A capital paraibana passa a integrar oficialmente o circuito internacional das artes visuais com a abertura do I Festival Internacional de Aquarela de João Pessoa, que acontece nesta sexta-feira (5), às 16h30, na Estação Cabo Branco – Ciências, Cultura e Artes, no bairro do Altiplano. O evento vai reunir artistas brasileiros e estrangeiros, celebrando a delicadeza, a luz e a poética que fazem da aquarela uma técnica única e profundamente sensível.

João Pessoa, especialmente a Estação Cabo Branco, foi escolhida para sediar este prestigiado festival internacional, reunindo alguns dos mais importantes aquarelistas do Brasil, da América Latina e da Europa. Para nós é uma honra e uma satisfação imensurável acolher um evento de tamanha relevância e magnitude”, destaca Olié Martins, diretor da Estação Cabo Branco.

O festival marca um momento especial para a cena cultural da cidade, ampliando o diálogo entre diferentes perspectivas e tradições da aquarela contemporânea. A curadora da Estação Cabo Branco, Amanda Costa, ressalta a importância da iniciativa. “Para a Estação Cabo Branco, o Festival Internacional de Aquarela é um grande evento, um verdadeiro presente. Estamos muito felizes em receber cerca de 50 aquarelistas de vários países. São mais de 15 nacionalidades representadas, obras lindíssimas, uma curadoria primorosa, artistas reconhecidos internacionalmente e talentos locais, todos reunidos em uma diversidade incrível de traços. Criamos uma montagem suave, contínua e cheia de movimento para que o público mergulhe ainda mais na experiência da aquarela. Estamos muito felizes”, celebrou.

Sob a curadoria de Luiz Firmino Soares Neto, antropólogo, psicólogo social e artista plástico, o festival apresenta obras que exploram a transparência, a leveza e a efemeridade da técnica, convidando o público a perceber o diálogo entre gesto, cor, água e papel. Cada composição carrega atmosferas, memórias e nuances que despertam uma leitura sensível e singular.

O próprio curador reforça o caráter diverso e integrador do evento. “O Festival Internacional de Aquarela surge da necessidade de trazer para João Pessoa um grupo de aquarelistas, em sua maioria latino-americanos. São 47 artistas no total, seis internacionais. O objetivo é transformar este projeto em uma iniciativa contínua na Estação Cabo Branco. Temos artistas de João Pessoa, de vários estados brasileiros e também do Panamá, México, Costa Rica e Espanha. É um trabalho muito especial que estamos apresentando para a cidade.”

A exposição reúne obras que transitam entre paisagens, figuração e abstração, compondo um panorama amplo e expressivo da produção aquarelística contemporânea.

Artistas nacionais – Bernardete Lima; Clelia Maluf; Cléia Paiva; Catarina Chur; Claudia Simoes; Beth Sauer; Godiva Accioly; Helena Muller; José Amarante; Ieda Helal; Iracema DallAgnol; Ivani Ranieri; Kenia Maria Vasconcelos; Keiko Sakamoto; Lilian Arbex; Leni FumieFujimoto; Luiz Neto; Marco Antonio de São Pedro; Marta Spier; Marita Adams; Maria do Socorro Sobreira; Monica Lia Rangel; Nathalia Guerra “Fumacinha”; Renato Palmuti; Rogéria Gaudencio; Roseli Martelo; Rosane Pertile; Sonia M. Scalabrin; Silvana Pohl; Silvia Sakamoto; Solange Aparecida Zanoni; Tereza Elias; Tatiana de Andrade; Vera Penha Barrero; Silvana de Morais Aires; Silvia Regina S. Abram; Silvia Trad; e Valeria Ferrara.

Artistas internacionais – Angela Barbi (Espanha); Lia Mendez (Panamá); Silvia Monje (Costa Rica); Elizabeth Uribe (Peru); TereLejoro (México); Irina Yushmanova (México); e Graciela Al (Argentina).

Atividades paralelas – Além da exposição, o festival oferece experiências abertas ao público.
Stand de materiais de aquarela: 6 e 7 de dezembro
Pintura ao ar livre: 6 e 7 de dezembro, das 9h às 12h
Encerramento da exposição: 6 de março de 2026

Visitação – O festival pode ser visitado de terça a sexta, das 9h às 18h, e nos fins de semana, das 10h às 18h. A entrada é gratuita.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas