Os agentes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) iniciaram o I Curso Básico de Escolta (CBE), com o objetivo de qualificar os profissionais para atuar em operações especiais que exigem controle de tráfego e segurança viária. A capacitação começou no dia 27 de outubro e segue até 1º de novembro, sendo realizada em parceria com o Sindicato dos Agentes de Trânsito, Especialistas em Trânsito e Fiscais de Transporte do Estado da Paraíba (Sinafit-PB) e com a Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos de Campina Grande (STTP-CG).
Participam do curso 32 agentes de trânsito de João Pessoa, Campina Grande, Guarabira, Cabedelo, Santa Rita, Pombal, Lucena e Maceió que estão cumprindo uma carga horária de 50 horas/aula, distribuídas entre atividades teóricas e práticas. As disciplinas estão organizadas em três módulos: Pilotagem Básica, Pilotagem Avançada e Escolta e Batedor. O conteúdo abrange fundamentos técnicos de pilotagem, técnicas de escolta, organização de comboios, normas de circulação e conduta, além de princípios de planejamento e execução de operações de escolta.
O superintendente de Mobilidade Urbana, Marcílio do HBE, destacou que o curso é essencial para elevar ainda mais o nível de profissionalismo e segurança nas operações da Semob-JP. “Esse treinamento reforça o cuidado da Semob-JP em qualificar continuamente seu efetivo, garantindo um serviço mais ágil, organizado e seguro para a população e para todos os envolvidos nas escoltas oficiais”, afirmou.
O diretor de Operações da Semob-JP, Sanderson Cesário, ressaltou que esta é mais uma iniciativa voltada à capacitação contínua da equipe, contribuindo para um serviço ainda mais eficiente, seguro e padronizado. “O papel do batedor vai muito além de abrir caminho. Ele exige planejamento e técnica, pois trabalha diretamente com a segurança de quem está sendo escoltado e de todos os usuários da via”, destacou.
O instrutor e agente de trânsito da STTP, José Carlos da Silva, explicou que o curso segue protocolos reconhecidos nacionalmente. “O Curso de Batedor tem por finalidade capacitar e habilitar os participantes a desempenhar, de forma segura, técnica e padronizada, as atividades de escolta e batedor, observando os protocolos nacionais de segurança pública e de trânsito. O aluno considerado apto receberá certificação de conclusão emitida pelas instituições organizadoras, conferindo-lhe qualificação para atuar em operações de escolta e batedor”, explicou.
Além dos agentes de mobilidade de João Pessoa, também participam da capacitação profissionais do Departamento Municipal de Transporte e Trânsito de Maceió (DMTT); Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos de Campina Grande (STTP); Semob de Guarabira, Cabedelo e Santa Rita; Secretaria de Mobilidade Urbana e Trânsito de Lucena (Semul); Secretaria de Trânsito de Pombal (Setrans) e Samu-JP.











