23.1 C
João Pessoa
InícioDestaqueParaíba registra mais de 160 transplantes somente este ano; doações de coração...

Paraíba registra mais de 160 transplantes somente este ano; doações de coração são o destaque

Em 2025, a Paraíba já registrou 162 transplantes, dos quais 129 foram de córneas, 8 de coração, cinco de rins, 16 de fígado e quatro de medula óssea. Em relação às doações, nos nove primeiros meses deste ano, o estado contabilizou 30 doadores efetivos de multiórgãos, 83 órgãos captados e 50 disponibilizados para outros estados. O destaque é para a quantidade de corações doados, com 11 órgãos de janeiro até agora.

Com o objetivo de incentivar a doação de órgãos e tecidos na Paraíba, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Central Estadual de Transplantes, realizou, nesta quarta-feira (17), em João Pessoa, a abertura oficial da Campanha Setembro Verde. Este ano o tema escolhido foi “Viva a família doadora”. Durante o evento, também foi anunciada a realização do II Congresso Nordeste Transplantes, que vai acontecer de 25 a 28 de março na Capital.

A secretária executiva de Saúde da Paraíba, Renata Nóbrega, destacou os avanços conquistados pela central e o apoio da gestão à causa. “Destaco aqui a nossa luta e vontade de estar junto enquanto decisão de governo, porque foi uma construção que veio lá de 2019, do governador João Azevêdo, do vice-governador Lucas, com uma série de ações. Então essa história vem se consolidando cada vez mais, e hoje nós estamos aqui num dia de celebração de todos os avanços, e que a gente consiga compartilhar com toda a sociedade da paraíba que dizer o “sim” é sinal de esperança,” enfatizou.

A diretora da Central de Transplantes, Rafaela Dias, evidenciou a generosidade das famílias doadoras. “Nesse dia eu estou muito feliz por todo o caminho que a Central de Transplantes vem traçando aqui no Estado da Paraíba. E nada mais do que justo homenagear as famílias doadoras, porque nada disso seria possível se não fosse a autorização familiar. Também quero reconhecer todo o trabalho da equipe da Central Estadual de Transplantes, porque a partir dessa equipe que as famílias têm a possibilidade de optar ou não pela doação de órgãos e tecidos, e essa equipe conhece de perto toda a dor e dificuldades do processo,” disse.

Ainda de acordo com Rafaela, 810 pacientes seguem esperando na lista de espera, sendo 565 de córneas, 215 de rins, 29 de fígado e um de coração.

Em 2025 a Paraíba também registrou as primeiras doações de órgãos do sertão do estado, na cidade de Patos, incluindo um coração.

Ainda durante o lançamento da campanha, a segunda-dama Camila Mariz falou sobre o êxito dos resultados alcançados como fruto da dedicação das equipes envolvidas no processo de doação e transplantes. “O Governo do Estado da Paraíba não podia fazer o trabalho que faz, se não fossem os profissionais, que são qualificados tecnicamente, mas que têm a capacidade de sentir a dor do outro. Eu acredito que essa equipe faz muito isso, se importa, cuida, tem carinho, se entrega, tem atenção com a família transplantada, com a família que se doa no seu momento de maior dor. É isso que essa equipe tem feito, e é por isso que esse trabalho tem sido tão exitoso,” detalhou.

Durante o evento, duas famílias doadoras, representando as demais, foram homenageadas. A honraria foi entregue sob forte emoção, e diante de aplausos do público, em reconhecimento ao gesto praticado.

Também prestigiaram a solenidade diretores hospitalares, médicos e os profissionais integrantes da equipe da Central de Transplantes.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas