Esses resultados reforçam o avanço da gestão pública estadual em áreas estratégicas que vão além da competitividade econômica, contemplando também a sustentabilidade, a responsabilidade social e a governança eficiente.
De acordo com o secretário de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão, Gilmar Martins, a 1ª colocação do estado no Nordeste também nos rankings das camadas ESG e ODS “confirma o olhar especial do Governo da Paraíba à boa governança, às questões ambientais e às pautas sociais”, ressaltou o secretário.
O ESG, um dos indicadores avaliados pelo estudo, analisa três dimensões centrais: práticas ambientais, como preservação de recursos naturais e transição para energias limpas; aspectos sociais, incluindo bem-estar, inclusão e acesso a serviços; e governança, que envolve ética, transparência e eficiência na gestão pública. Já os ODS estão diretamente ligados à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que reúne 17 objetivos globais para erradicar a pobreza, reduzir desigualdades e promover o desenvolvimento sustentável.
Com o novo resultado, a Paraíba reafirma o protagonismo conquistado no Ranking de Competitividade dos Estados 2025, também divulgado pela CLP, no qual o estado já havia sido apontado como o 1º lugar do Nordeste e o 11º do Brasil na avaliação geral. Além disso, se destacou em pilares como Inovação, Potencial de Mercado, Infraestrutura e Segurança Pública.
O levantamento da CLP mostra como os estados brasileiros vêm se alinhando às práticas internacionais de sustentabilidade e responsabilidade social, oferecendo parâmetros claros para a formulação de políticas públicas e a busca por melhores condições de vida para a população.