Nesta quinta-feira, 24/07, a secretária do Turismo e Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas, representando o Governo da Paraíba, esteve em Brasília para uma reunião estratégica com o presidente da Embratur, Marcelo Freixo. O encontro, que contou com a presença do presidente da PBTur, Ferdinando Lucena, e do chefe de gabinete de Freixo, Bruno Villa, reforçou a parceria entre o Estado e a instituição federal para impulsionar o turismo internacional na Paraíba.
A agenda teve como base o Plano BRASIS de Internacionalização do Turismo Brasileiro, lançado no mês de maio na Paraíba, em evento que contou com a presença do governador João Azevêdo. Entre os temas discutidos, destacam-se as ações conjuntas para a FIT Latin America e uma Fam Trip com jornalistas e influenciadores da Argentina, Uruguai e Paraguai, que virão conhecer a Paraíba neste segundo semestre.
O turismo internacional no Brasil cresceu 48% no primeiro trimestre de 2025 em relação ao mesmo período de 2024, segundo dados divulgados pela Organização Mundial do Turismo das Nações Unidas no último dia 14 de julho. Com o desempenho, o Brasil ocupa a segunda posição no ranking mundial, atrás apenas do Paraguai.
A secretária Rosália Lucas falou sobre a reunião e destacou que a Paraíba vive um momento de crescimento histórico. “Acompanhando o rito de crescimento do Brasil, a Paraíba registrou um aumento de 23% no fluxo de visitantes internacionais e esse resultado é fruto de investimentos em infraestrutura e promoção, que têm sido pautas estratégicas do governador João Azevêdo e do vice-governador Lucas Ribeiro. Além disso, estamos alinhados com o Ministério do Turismo para consolidar a Paraíba como um dos melhores destinos brasileiros no cenário global.”
O presidente Marcelo Freixo, destacou que a união entre os atrativos culturais e turísticos do estado é o caminho para o sucesso. “A proposta é tornar a Paraíba um destino cada vez mais presente no cenário global, reforçando sua identidade como um lugar autêntico, acessível e inesquecível”, afirmou.
Ferdinando Lucena destacou a importância da parceria entre Estado e Governo Federal . “A Paraíba tem um potencial turístico único, e essa parceria com a Embratur é fundamental para ampliarmos nossa visibilidade no mercado internacional”.
PLANO BRASIS
O Plano Brasis sucede o Plano Aquarela, lançado há cerca de 20 anos, junto com a Marca Brasil, e reposiciona e fortalece a identidade do país, ampliando a presença dos destinos brasileiros no mundo até 2027. O novo plano propicia ambientes de negócio fortalecidos, fomenta o empreendedorismo, sustentabilidade, autoestima cultural além de gerar emprego e renda em todos os destinos do país. Liderada pela equipe técnica da Embratur, a nova estratégia de marketing turístico foi desenvolvida com a participação ativa de diversos atores, incluindo representantes do trade turístico nacional e internacional.