A Polícia Civil da Paraíba, por meio da Delegacia de Polícia Civil de Água Branca, integrante da 16ª Delegacia Seccional de Polícia Civil (DSPC) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (24), a Operação Disciplina, voltada ao combate ao crime de tortura praticado por integrantes de uma organização criminosa com atuação nas cidades de Imaculada-PB e Santa Terezinha-PE.
A ação teve como objetivo o cumprimento de três mandados de prisão preventiva expedidos com base em investigação que apura agressões cometidas contra uma mulher, no Sítio Cajueiro, zona rural de Imaculada. De acordo com as investigações, a vítima foi brutalmente agredida como forma de “castigo disciplinar” imposto pela liderança da organização. O crime foi filmado e amplamente divulgado nas redes sociais, o que levou à rápida instauração do Inquérito Policial.
Entre os presos está um homem de 40 anos, apontado como mandante do crime e um dos líderes da organização criminosa. Ele já se encontrava recolhido na Colônia Penal Agrícola de Sousa e teve novo mandado de prisão cumprido dentro da unidade. Os outros dois alvos da operação foram um homem de 30 anos, preso em Princesa Isabel, e um homem de 25 anos, capturado na cidade de Teixeira. Todos os investigados estavam custodiados no sistema prisional paraibano e, com o cumprimento das novas ordens judiciais, seguem à disposição da Justiça.
A Polícia Civil da Paraíba destaca que a Operação Disciplina reafirma o compromisso da instituição no enfrentamento ao crime organizado, especialmente quando seus integrantes tentam impor medo e violência a partir de dentro das unidades prisionais. As investigações continuam para identificar e responsabilizar outros envolvidos.