Blocos de Carnaval de Campina Grande emitiram, na tarde desta segunda-feira (17), uma nota de repúdio contra o Prefeito Bruno Cunha Lima.
Veja a nota íntegra:
Nós, artistas, produtores e produtoras culturais de Campina Grande, que tivemos nossos projetos aprovados no Edital Biliu de Campina, viemos a público manifestar nosso total repúdio à Prefeitura Municipal de Campina Grande pelo atraso no pagamento do Edital de Fomento à Cultura Biliu de Campina.
Este edital, como afirmava a própria Secretária de Cultura em releases enviados à imprensa, deveria ser um “catalisador para o desenvolvimento cultural, promovendo um ambiente onde a arte e a cultura possam florescer e impactar positivamente a população campinense.” Assim seria, se o prazo de pagamento de dezembro de 2024 tivesse sido cumprido.
A Prefeitura vem emitindo sucessivas retificações de prazos, dificultando a vida dos produtores, produtoras e artistas, que, sem o pagamento devido, veem os prazos para a execução das ações previstas nos projetos se aproximando sem poder realizar as atividades. Na última retificação, realizada pela Secretaria de Cultura, o prazo de pagamento, que já estava dois meses atrasado, foi prorrogado para o dia 28 de fevereiro de 2025.
O valor total do edital é de R$ 1.494.950,87, distribuído entre mais de 200 projetos culturais, que dependem desse fomento para sua execução e continuidade. Este atraso compromete diretamente 8 blocos/agremiações aprovadas, que já estão na véspera da execução de suas ações. Para além dessas atividades, dezenas de iniciativas estão com atividades paralisadas, que tem contrapartidas sociais, que envolvem diretamente a população campinense, com ações em escolas, oficinas formativas e outras atividades de grande impacto cultural.
Esses projetos têm o potencial de gerar não apenas enriquecimento cultural, mas também inclusão e diversidade, atingindo públicos de diferentes idades, classes sociais e comunidades. O atraso no pagamento coloca em risco a realização de projetos que já estavam planejados para o período carnavalesco e outras ações que são fundamentais para o fortalecimento da identidade e do patrimônio cultural da nossa cidade.
PB Debate