26.1 C
João Pessoa
InícioParaí­baAo lado do prefeito, Secretário de Saúde entrega novos uniformes para os...

Ao lado do prefeito, Secretário de Saúde entrega novos uniformes para os agentes de saúde

Ano novo, fardamento novo! A Prefeitura de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sescab), entregou, nesta quinta-feira (06), os novos uniformes aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS).

O fardamento, que faz parte da rotina de trabalho, serve para a identificação dos agentes, principalmente durante as atividades de campo. Ao todo, 120 profissionais que atuam nas comunidades do município serão contemplados. Na entrega simbólica desta quinta, 22 ACSs representaram cada uma das Unidades de Saúde da Família de Cabedelo.

“Em meu primeiro discurso, assim que assumi a Prefeitura, falei que seria o prefeito da saúde e reafirmo que irei trabalhar pela saúde de Cabedelo. Saúde e educação são prioridades em nosso governo. Queremos trabalhar pelo município, valorizar o funcionário, as condições de trabalho e, assim, melhorar a qualidade da saúde na cidade. Os ACS’s fazem um trabalho brilhante, estando nas ruas, faça chuva ou sol, e que merecem todo nosso respeito e carinho. Vamos avançar juntos pedindo a eles, que são a base do sistema, que cuidem da nossa cidade, cuidem da nossa população”, declarou o prefeito André Coutinho.

O kit entregue a cada um dos ACS é composto por colete de identificação, 2 camisas tipo polo, calça, legging ou saia. Ao todo foram investidos pouco mais de R$ 50 mil, decorrente de recurso federal.

 

 

“Estamos aqui não apenas para entregar coletes, mas para reafirmar algo muito maior: o compromisso da Sescab com cada profissional e com a população cabedelense. Os ACS’s não são apenas profissionais, são a porta de entrada do cuidado, a ponte entre o serviço de saúde à comunidade, aqueles que conhecem de perto cada família, cada cidadão, cada problema vivenciado em cada residência. Um trabalho que transforma vidas, previne doenças, promove o bem estar e fortalece o SUS onde realmente é, onde precisa estar: no dia a dia das pessoas. O fardamento é um símbolo de valorização, de reconhecimento e de respeito ao papel fundamental que eles desempenham, sendo a presença do poder público junto às comunidades”,  frisou o secretário da saúde, Alexandre César.

Os novos fardamentos representam mais segurança, conforto e padronização aos profissionais que, dia a dia, atuam na Atenção Primária à Saúde (APS), promovendo a saúde e auxiliando na prevenção a doenças por meio de ações educativas e visitas domiciliares.

“Somos gratos primeiramente por essa aquisição tão importante para o nosso trabalho em campo. A entrega dos fardamentos simboliza a valorização da categoria. A sensação é muito boa, pois é muito gratificante receber o reconhecimento pelo trabalho que fazemos todos os dias. É vestindo ele que fazemos as nossas visitas domiciliares no dia a dia junto à comunidade. Ser valorizado é excelente para otimizar ainda mais o trabalho que desenvolvemos junto à população pela saúde de Cabedelo”, comentou a ACS Rosicleide Luna.

Incentivo financeiro – No último dia 30 de janeiro, o prefeito André Coutinho sancionou uma Lei que institui o Incentivo financeiro da qualidade da APS em Cabedelo.

A Lei 2.442/2025 autoriza o repasse de incentivo financeiro aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), aos Agentes de Combate as Endemias (ACE) e outras categorias de servidores da saúde, fortalecendo políticas essenciais à atuação desses profissionais no município.

Os recursos provenientes do Fundo Nacional de Saúde serão distribuídos de forma individualizada, por meio de rateio entre os profissionais de saúde, e variam de 75% a 40%, de acordo com os níveis de qualidade regulamentados na Lei.

O incentivo será destinados aos integrantes das equipes de Atenção Primária (eAP), se houver, equipes de Saúde da Família (eSF), equipe de Saúde Bucal (eSB), equipes Multiprofissionais (eMult) e Equipe de Gestão da APS, proporcional à avaliação do desempenho e de maneira igualitária entre todos os membros de cada uma das equipes, cumprindo-se com o princípio constitucional da igualdade e isonomia.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas