25.1 C
João Pessoa
InícioDestaquePMJP realiza agendamento para vacinação domiciliar de pessoas restritas ao leito

PMJP realiza agendamento para vacinação domiciliar de pessoas restritas ao leito

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP) garante a assistência com vacinação das pessoas acamadas, que são aqueles indivíduos que estão restritos ao leito e requerem alguns cuidados especiais. Por meio de agendamento, os profissionais da Secretaria de Saúde vão até a residência desses usuários e, além dos cuidados de rotina necessários, fazem também a atualização da caderneta com as vacinas das campanhas ativas, contra Influenza, Covid-19 e quando recomendada, com a Pneumocócica 23-valente.

Além das equipes de Saúde da Família, e dos técnicos da Central de Imunobiológico (Rede de Frio), a prevenção por meio da vacinação é realizada também pelos profissionais que atuam no Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). “Atuamos de forma conjunta para garantir a assistência desse público. Portanto, alertamos os responsáveis para procurar um profissional de saúde na USF de referência mais próximo de sua residência ou ligar para fazer um agendamento”, orientou Fernando Virgolino, chefe da Seção de Imunização na Capital.

Para as pessoas acamadas (restritas ao leito) é necessário fazer o agendamento, por meio do número (83) 98645-7727. As vacinas são disponibilizadas nos domicílios, de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 16h. Além desse canal para agendamento, os usuários com algum familiar nesse perfil, podem também procurar informações com os agentes da Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima de sua casa ou com as equipes do SAD. O horário para agendamento da vacina, nessas condições especiais, é de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 12h às 16h.

SAD – O Serviço de Atenção Domiciliar integra o Programa Melhor em Casa, do Ministério da Saúde, e tem a finalidade de trabalhar a desospitalização, diminuindo o tempo de permanência nos hospitais e nas unidades de pronto atendimento, por meio de um cuidado integral e humanizado no ambiente domiciliar. Ou seja, atende pacientes que podem receber alta do hospital, porém necessitam da continuidade dos cuidados em casa.

A vacina contra Influenza está sendo destinada às pessoas que fazem parte do grupo prioritário. São elas: crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas (aquelas mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto), professores do ensino básico e superior, povos indígenas, idosos com 60 anos ou mais de idade, pessoas em situação de rua, profissionais das forças de segurança e salvamento, profissionais das Forças Armadas e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.

Documentação – Para vacinação é necessário apresentar, além do cartão de vacina, os documentos comprobatórios de cada grupo. Os profissionais que se enquadram na ampliação dos grupos prioritários deverão apresentar documento de identificação com foto e comprovante (declaração, carteira do conselho de classe ou contracheque) de vínculo com a empresa ou instituição onde atua. Já pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais deverão apresentar laudo médico.

Locais de vacinação em João Pessoa nesta quarta-feira (17): 

Unidades de Saúde da Família (USFs) 

Com todas as vacinas de Campanha (Covid-19, Dengue, Influenza) e de rotina

Horário: 7h às 11h e das 12h às 16h (de segunda a sexta-feira)

*exceção: Alto do Céu II, Mudança de Vida, Cidade Verde e Jardim Planalto. 

Policlínicas Municipais e Centro Municipal de Imunização 

Com todas as vacinas de Campanha (Covid-19, Dengue, Influenza) e de rotina

Horário: 8h às 16h (de segunda a sexta-feira)

Home Center Ferreira Costa 

Ofertando as vacinas de campanhas contra a Influenza e Dengue

Horário: 12h às 21h (de segunda a sexta-feira)

8h às 16h (sábado)

Shopping Sul 

Ofertando as vacinas de campanhas contra a Influenza e Dengue

Horário: 12h às 21h (de segunda a sexta-feira)

10h às 16h (sábado)

Shopping Tambiá 

Ofertando as vacinas de campanhas contra a Influenza e Dengue

Horário: 12h às 20h (de segunda a sexta-feira)

9h às 16h (sábado)

Vacinação Domiciliar 

Agendamento: (83) 98645-7727 – (Apenas whatsapp)

Horário: 8h às 16h (de segunda a sexta-feira)

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas