26.5 C
João Pessoa
InícioDestaqueGoverno da Paraíba comemora mês das mulheres e Dia do Artesão e...

Governo da Paraíba comemora mês das mulheres e Dia do Artesão e anuncia curso de qualificação em CG

O Governo da Paraíba, em parceria com o Sebrae-PB, reuniu nesta segunda-feira (18), na Loja Conceito do Museu do Artesanato no Partage Shopping, em Campina Grande, mulheres e artesãos. Durante o café alusivo ao mês das mulheres e ao Dia do Artesão, que transcorre neste 19 de março, foi anunciado um novo curso de qualificação direcionado às crocheteiras, a ser ministrado pelo renomado designer Sérgio Mattos.

A secretária de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas, disse que o estímulo do Governo do Estado ao artesanato se estende da produção à comercialização. “A primeira-dama da Paraíba e presidente de honra do artesanato paraibano, Ana Maria Lins, tem um olhar que abrange da mão de obra com atenção à matéria-prima e qualificação até o apoio financeiro, através do Empreender, e comercialização, dando visibilidade aos artesãos com o Museu, da loja-conceito, entre outras ações”.

Rosália também destacou o protagonismo e a importância do artesanato nos eventos nacionais. “De hoje até o dia 24, a Paraíba participa na DW 13ª Semana de Design, em São Paulo, com exposição do artesanato paraibano e suas diversas tipologias e cachaças de alambique. É nossa expressão genuína exposta em toda a sua beleza e potência, prospectando negócios e crescimento econômico e turístico”.

De acordo com a coordenadora do Programa do Artesanato Paraibano (PAP), Marielza Rodriguez, a qualificação vem impulsionando à atividade, notadamente das crocheteiras. “No ano passado ministramos uma oficina com o estilista Ronaldo Fraga e este ano convidamos o designer Sérgio Mattos, renomado mundialmente, que realizará a qualificação, através de uma parceria com o Sebrae”.

O momento contou com homenagem às mulheres e ao artesanato paraibano com poesia do gestor da Loja-Conceito do Museu do Artesanato, Lima Filho, que destacou em verso, todas as tipologias do artesanato paraibano e o depoimento de artesã que enalteceu a atividade.  “Em 2021 eu fiquei muito mal com covid e recebi a visita de uma freira que me sugeriu fazer crochê. Passei quase dois meses internada e comecei a fazer as primeiras peças no hospital mesmo. Deste período em diante, não parei mais, crochê é saúde mental e espiritual”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas