26.1 C
João Pessoa
InícioDestaqueASSISTA: familiares protestam contra Unimed por suspensão nos tratamentos

ASSISTA: familiares protestam contra Unimed por suspensão nos tratamentos

Os pais e mães de crianças com neurodesenvolvimento, TEA, Down e outros realizam protesto na sede da Unimed João Pessoa, no bairro da Torre, nesta sexta-feira (8), devido à suspensão no tratamento na clínica especializada Estima. O encerramento das atividades, segundo os manifestantes, se deu por falta de repasse de pagamento por parte do plano de saúde, deixando 1.241 pacientes sem atendimento.

O objetivo do ato de hoje era pressionar para que um representante da Unimed pudesse receber uma comissão de pais e mães dos pacientes, mas não houve resposta.

A assistente social Helena Cavalcanti é mãe de uma criança autista e disse que obteve uma liminar na Justiça para garantir a assistência de terapias, mas ainda assim a medida está sendo descumprida: “Meu filho está sem terapia, deram prazo de 10 dias para reagendar e não estão cumprindo a liminar. As clínicas não tiveram repasse financeiro e acabaram fechando as portas. É uma situação que já denunciamos à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e ao Procon de João Pessoa”.

O problema não é exclusivo da Unimed, embora o protesto de hoje tenha sido voltado à cooperativa médica. O Smile, por exemplo, criou uma clínica própria que está sendo alvo de muitas reclamações porque não tem profissionais e nem estrutura suficiente para manter os atendimentos.

“O local tem uma recepção muito pequena, as salas são compartilhadas e mais de uma criança é atendida ao mesmo tempo, não podemos ter o contato da gerente e notamos que há muita desorganização”, explicou Helena.

Outro lado – A Unimed João Pessoa informou que uma clínica própria será inaugurada ainda no primeiro semestre deste ano com capacidade para atender até 700 beneficiários e que firmou novos contratos que vão garantir mais 980 vagas para assistência a clientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras patologias do neurodesenvolvimento. A rede de atendimento em terapias especializadas, portanto, segundo a cooperativa, será reforçada com 1.680 novas vagas.

A diretoria da Unimed João Pessoa informou que a finalidade é oferecer assistência com qualidade aos beneficiários, alinhada ao programa integral à saúde em TEA da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Ainda de acordo com a cooperativa, as 980 novas vagas já estão sendo disponibilizadas de imediato.

Thaysa Videres
Thaysa Videres
Jornalista - Assessora de Comunicação - Repórter do PautaPB / [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas