A proteção de crianças e adolescentes no ambiente digital foi um dos temas do pronunciamento do vereador Carlão (PL), na sessão ordinária da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) desta terça-feira (6). O parlamentar destacou a Lei 15.026/2023, de sua autoria, que institui a Semana da Segurança Digital nas escolas da rede pública de ensino na Capital.
“É imprescindível que a escola esteja atenta à questão da segurança no uso das tecnologias, conscientizando os estudantes sobre os riscos presentes nos ambientes digitais, como abuso sexual virtual, cyberbullying, vazamentos dedados pessoais, além de danos à saúde física e mental por excesso de uso de aparelhos eletrônicos”, alertou Carlão.
O parlamentar comentou que, devido à importância do tema, foi indagado sobre a possibilidade de estender a exigência da semana de conscientização sobre segurança digital para as escolas privadas. “Não coloquei a obrigatoriedade das escolas privadas porque esbarra em uma das minhas barreiras ideológicas. Eu entendo que o setor privado precisa ter liberdade para atuar. Mas, em razão dos riscos dos crimes cibernéticos, cabe a nós alertar as escolas privadas que elas também precisam trabalhar em cima da conscientização digital”, justificou.
Cidadania Pessoense para Bolsonaro
Carlão também comemorou a aprovação de requerimento que agenda para o dia 16 de fevereiro, às 15h, no plenário da Casa Napoleão Laureano, a entrega do Título de Cidadania Pessoense ao ex-presidente da República, Jair Messias Bolsonaro. “Bolsonaro é a voz da direita conservadora”, afirmou.