O bloco Muriçocas do Miramar, um dos maiores das prévias carnavalescas do país e Patrimônio Cultural Imaterial da Paraíba, desfila nesta Quarta-feira de Fogo, 7, com concentração no bairro do Miramar, a partir das 19h, com apresentação de grupos de cultura popular, entre eles maracatus e orquestras de frevo.
O cantor, compositor e poeta Mestre Fuba, puxador oficial do bloco desde a sua criação, ressaltou que as Muriçocas sempre foram um evento multicultural, e este ano vem com a proposta de valorizar ainda mais os grupos populares, como as orquestras de frevo, os maracatus, as ala ursas. “Sempre promovemos a cultura popular no bloco, mas este ano está ainda mais forte, só de maracatus serão seis. Vai ser lindo e seria ótimo o folião chegar mais cedo em Miramar para prestigiar essas apresentações, que começam às 19h”
Esse ano, a camiseta do bloco tem arte de Elioenai Gomes e está sendo vendida por 60 reais em dois pontos: Miramar Pet, que fica na Praça das Muriçocas (08h às 17h30) e Rocket Beer, que fica na Rua José Liberato número 128 (10h às 23h). Já o estandarte, que só poderá ser visto na hora do desfile, tem a arte de Flora Santos, e vai se unir aos 37 já existentes, assinados por grandes nomes das artes plásticas da Paraíba, no cortejo que dará início ao desfile do bloco, precursor do pré-carnaval em João Pessoa, em 1987.
As Muriçocas vão descer a avenida com seis trios elétricos puxados por Fuba, Chico César, Juzé, Madú Ayá, Capilé e Rai Saia Rodada, e cada trio traz seus convidados. Os trios iniciam a descida na Via Folia às 21h30 e ficarão na área dos camarotes por 15 minutos. Acompanhe a programação no Instagram @muricocasdomiramar
Confira a programação completa:
1. Fuba – Participação de Lukete – Trio Xavante
2. Madu Ayá – Trio Metrô
3. Chico César – Trio Oxigênio
4. Juzé – Participação de Lukete – Trio Zeus
5. Capilé – Trio Capilé
6. Raí Saia Rodada – Trio Bruttos
Grupos de Cultura Popular:
Baque Mulher
Baque Raiz
Quilombo Nagô
Maracastelo
Maracatu Pé de Elefante
Urso Amigo Batucada
As Calungas
Orquestras de Frevo:
19h: Porta do Sol (Praça das Muriçocas)
20h: Paraíso Tropical (Av. Epitácio Pessoa – Palco perto da Localiza)
20h: Unidos do Frevo (Rua Hilda Coutinho Lucena)
20h: Comfussão (Praça João Batista de Mesquita)
20h: Máscara Negra (Rua Joaquim Avudano)
20h: Tropicaliente (Rua Nevinha Cavalcante)
20h30: Pingo D’água (Final da Epitácio – Calçadão do Busto de Tamandaré)
22h: Jampa Frevo (Final da Epitácio – Calçadão do Busto de Tamandaré)
21h: Splok e Picadinho (Cordão dos Estandartes)
21h30: Mestre Quimba (Praça das Muriçocas – após a saída dos estandartes)