26.5 C
João Pessoa
InícioParaí­baALPB deve retomar discussão sobre mudança do hino oficial da Paraíba, diz...

ALPB deve retomar discussão sobre mudança do hino oficial da Paraíba, diz Hervázio

A retomada dos trabalhos na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) ao fim do recesso parlamentar deve ser marcada por pautas polêmicas, entre elas, a possibilidade de criação do novo Hino Oficial da Paraíba.

A proposta é de autoria do deputado estadual, Hervázio Bezerra (PSB). Na justificativa, o parlamentar afirma que a letra do Hino do Estado não traz informações que remetam à história, à cultura e às riquezas da Paraíba.

Autor da Lei 9.484, de 2011, que determina a execução do Hino da Paraíba em solenidades oficiais do estado, assim como da Assembleia, além de sua difusão e publicação em veículos de comunicação da rede oficial do Estado, o deputado argumentou que a matéria teve como objetivo popularizar o hino estadual, o que, na sua avaliação, não se concretizou. “Um esforço que eu fiz na época para ver se o hino conseguia pegar. A verdade é que só cantamos o que nos traz emoção e satisfação. O Hino da Paraíba, por mais esforço que eu tenha tido, lamentavelmente, não pegou”, explicou.

O deputado propôs que, através da Mesa Diretora da Assembleia, seja realizada uma pesquisa com portais e demais veículos de comunicação de todo o Estado para ouvir a população e, consequentemente, apresentar um novo hino.

“A história deve e será preservada. Realizamos esta audiência pública para que as entidades venham e discutamos esta matéria. Faremos um documento propondo a preservação do Hino da Paraíba da forma que está e um concurso público para que sejam apresentadas propostas de letra e de música, e, posteriormente, adotar um hino popular”.

O parlamentar citou ainda como possíveis hinos populares as canções ‘Paraíba, Jóia Rara’, composta por Ton Oliveira, e ‘Meu Sublime Torrão’, da autoria de Genival Macedo.

Portal da Capital

Thaysa Videres
Thaysa Videres
Jornalista - Assessora de Comunicação - Repórter do PautaPB / [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas