27.1 C
João Pessoa
InícioDestaqueTCE-PB reúne agentes públicos para apresentar avanços e exigências do Sagres

TCE-PB reúne agentes públicos para apresentar avanços e exigências do Sagres

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB) vai reunir, nesta sexta-feira (01), no auditório do Centro Cultural Ariano Suassuna, agentes públicos, contadores e pessoal técnico responsável pelo envio de informações contábeis dos respectivos jurisdicionados. O encontro, que terá a participação do presidente do TCE, conselheiro Nominando Diniz, tem como objetivo a apresentação, treinamento e exigências das novas ferramentas do Sagres – Sistema de Acompanhamento da Gestão dos Recursos da Sociedade, a partir de janeiro de 2024.

O conselheiro Nominando Diniz explicou que a iniciativa faz parte do planejamento estratégico do Tribunal, que a cada ano avança no aperfeiçoamento de seu sistema de informações contábeis, visando mais celeridade e ampliação da transparência pública. Entre as exigências destacam-se as informações diárias sobre a receita, controle das frotas de veículos próprios, locados ou de prestação de serviços, estoques de medicamentos.

O sistema Sagres é uma das ferramentas mais importantes do TCE, no seu trabalho de controle externo, enfatizou o diretor de Tecnologia da Informação, Ed Wilson, para quem, a ferramenta será apresentada com um novo lay out, trazendo mais facilidade na utilização. O auditor Luzemar Martins adiantou que reforça o propósito do Tribunal no aprimoramento das regras de consistência dos dados.

Receita – Com o novo sistema a receita do ente público passará a ser informada diariamente, a exemplo da despesa, como acontece nos dias de hoje. Serão dados que vão permitir um melhor controle entre receitas e despesas, conforme explicou Luzemar. Ele observou que atualmente as receitas são informadas apenas nos balancetes mensais. Durante o encontro deverá ser apresentado também o painel do Observatório Sagres, mais uma ferramenta de transparência disponibilizada pelo TCE.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas