26.1 C
João Pessoa
InícioParaí­baConcerto da Orquestra Sinfônica da Paraíba tem tema de filme, música brasileira...

Concerto da Orquestra Sinfônica da Paraíba tem tema de filme, música brasileira e 8ª Sinfonia de Beethoven

A Orquestra Sinfônica da Paraíba apresenta concerto nesta quinta-feira (23) de novembro, com um repertório composto pelo conhecido tema do filme Platoon (1986), música brasileira do Maestro Duda e a 8ª Sinfonia de Beethoven, seguindo a programação da temporada 2023, que prevê a execução das nove sinfonias do compositor alemão.

Com regência do maestro Gustavo de Paco de Gea, o concerto começa às 20h30, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural. O ingresso é gratuito e a porta será aberta às 20h. Idosos, cadeirantes e demais pessoas com dificuldade de locomoção têm entrada acessível na lateral da Sala de Concertos, ao lado do palco da Praça do Povo. Há também cadeiras especiais para esse público.

As músicas executadas serão “Adagio for Strings” (trilha sonora de Platoon), composta pelo americano Samuel Barber; “Suite Nordestina (Baião, Seresta, Maracatu e Frevo)”, do pernambucano Maestro Duda, e “Sinfonia nº 8”, de autoria do compositor alemão Ludwig van Beethoven.

O regente – Natural de Buenos Aires, Argentina, Gustavo de Paco de Gea graduou-se pelo Conservatório Juan José Castro. Após trabalhar alguns anos como docente e flautista nas orquestras argentinas, foi convidado pela Universidade Federal da Paraíba para ser professor do curso superior e de Extensão de Flauta, onde ensina até hoje.

Trabalhando na UFPB desde 1978, foi membro fundador do Quinteto Latinoamericano de Sopros, apresentando-se em todo o país e no exterior com esse grupo camerístico. É também membro fundador e primeiro flautista da Orquestra Sinfônica da Paraíba desde 1980.

Desde 1985, é primeiro flautista da Orquestra Sinfônica do Recife (PE), desenvolvendo intenso trabalho na área da música sinfônica também em outras orquestras do país. Detentor de vários prêmios nacionais e internacionais, Gustavo de Paco de Gea tem se apresentado nos mais importantes festivais do Brasil.

Foi professor de flauta convidado no Centro de Criatividade Musical de Recife, em 1996 e 1997, e assumiu nesse ano a preparação dos sopros na Orquestra Infantil do Estado da Paraíba. É regente de orquestra desde 2001, ano em que criou a Orquestra de Câmara Municipal de João Pessoa, envolvendo jovens talentosos da região. Nesse organismo, foi diretor artístico e regente titular até 2010.

Em 2012 foi nomeado maestro e diretor artístico da Orquestra Criança Cidadã, no Recife, e, no ano seguinte, foi designado para reger o Concerto de Estreia da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba (OSUFPB), regendo desde então recorrentemente esse organismo como maestro convidado.

Em 2014, aceitou o convite da Prefeitura de João Pessoa para ser maestro assistente da nova Orquestra Sinfônica Municipal, onde permaneceu até 2018. Atualmente, o maestro Gustavo de Paco de Gea é o regente titular da Orquestra Sinfônica da Paraíba.

Serviço
Orquestra Sinfônica da Paraíba
8º Concerto Oficial da Temporada 2023
Regência: Maestro Gustavo de Paco de Gea
Dia: 23 de novembro (quinta-feira)
Hora: 20h30
Local: Sala de Concertos Maestro José Siqueira, Espaço Cultural
Ingresso: Gratuito

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas