29.4 C
João Pessoa
InícioManchete 2Pais e responsáveis podem levar crianças a partir de seis meses para...

Pais e responsáveis podem levar crianças a partir de seis meses para tomar vacina contra Covid-19

Crianças a partir de seis meses de idade já podem iniciar o esquema vacinal que protege contra Covid-19. Além desta vacina, é importante que a caderneta do público infantil esteja sempre atualizada, com as doses contempladas no Programa Nacional de Imunização (PNI) em dia. No caso da Covid-19, a imunização é indispensável para reduzir a transmissão do vírus, em particular, por se tratar de uma doença com ciclos inesperados e o surgimento de novas variantes.

Nesta quarta-feira (1º), na rede municipal de saúde, os imunizantes estão sendo disponibilizados nas unidades de saúde da família (USFs), policlínicas municipais e no Centro Municipal de Imunização, no bairro da Torre, de acordo com os horários de funcionamento de cada serviço. Já os dois pontos fixos instalados no Shopping Sul, no bairro dos Bancários, e no Home Center Ferreira Costa, às margens da BR-230, atendem de segunda a sexta-feira, no período das 12h às 21h, com todas as vacinas de campanha e que fazem parte do calendário de rotina.

O Ministério da Saúde (MS) recomenda que as vacinas contra a Covid-19 e Influenza podem ser administradas simultaneamente com os imunizantes do calendário vacinal ou em qualquer intervalo na faixa etária de seis meses de idade ou mais.

Esquema vacinal – As crianças a partir de seis meses de idade que iniciaram o esquema vacinal devem tomar a segunda dose com 30 dias e a terceira dose com 60 dias, com imunizantes Pfizer-BioNTech baby.

Já a vacina bivalente contra a Covid-19 é destinada aos maiores de 18 anos, desde que tenham completado o esquema vacinal primário (duas doses ou dose única). É necessário um período de 4 meses desde a última aplicação para poder receber o imunizante. O público-alvo são pessoas acima de 18 anos, além de pessoas com deficiência, imunocomprometidas e com comorbidades acima de 12 anos, gestantes, puérperas e trabalhadores da saúde.

Documentação – Para ter acesso à vacina contra Covid-19, o usuário deve apresentar um documento oficial e o cartão de vacina, que comprove outras doses do imunizante, além do Cartão SUS. Já para receber a vacina contra Influenza e demais vacinas do calendário de rotina, é importante levar o cartão de vacina, Cartão SUS e um documento oficial do usuário.

Vacinação Domiciliar – Para pessoas acamadas e restritas ao leito, é necessário fazer agendamento, por meio do número (83) 98645-7727. As vacinas são disponibilizadas nos domicílios, de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 16h.

Locais de vacinação em João Pessoa nesta quarta-feira (1º):

Unidades de Saúde da Família (USFs)
Horário: 7h às 11h e das 12h às 16h (de segunda a sexta-feira)
*exceção: Alto do Céu II, Roger III, Cruz das Armas IV, Anayde Beiriz e Jardim Planalto

Policlínicas Municipais e Centro Municipal de Imunização
Horário: 8h às 16h (de segunda a sexta-feira)

Home Center Ferreira Costa
Horário: 12h às 21h (de segunda a sexta-feira)
8h às 16h (sábado)

Shopping Sul
Horário: 12h às 21h (de segunda a sexta-feira)
10h às 16h (sábado)

Vacinação Domiciliar
Agendamento: (83) 98645-7727
Horário: 8h às 16h (de segunda a sexta-feira)

Thaysa Videres
Thaysa Videres
Jornalista - Assessora de Comunicação - Repórter do PautaPB / [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas