25.1 C
João Pessoa
InícioManchete 2Professor da PB cria programa de monitoramento estudantil que ganha destaque na...

Professor da PB cria programa de monitoramento estudantil que ganha destaque na Finlândia

A educação da Paraíba tem dado passos significativos rumo à inovação. Um exemplo disso é o Sapieduca, uma plataforma gamificada desenvolvida pelo professor Jorge Elô, que leciona Arte e Filosofia na Escola Cidadã Integral Técnica (Ecit) Monsenhor José da Silva Coutinho, da 3ª GRE-PB, em Esperança. Esta solução se destaca por oferecer uma avaliação formativa e acompanhamento do projeto de vida dos estudantes e será destaque no evento internacional “Cúpula de Inovação HundrED”, que ocorrerá em Helsinque, na Finlândia, entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro de 2023.

A ideia para a criação do Sapieduca nasceu dos desafios enfrentados na implementação do modelo da escola integral na Ecit Monsenhor José da Silva Coutinho. Jorge percebeu a necessidade de um sistema que ajudasse no engajamento dos estudantes integrais e organizasse todos os dados de aprendizagem em um único local. A ideia ganhou corpo com o apoio de Roberto Nascimento e Ariel Roque, da área de ciências da computação, e de Jean Tomceac, professor da área de tecnologia do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O Sapieduca não ficou restrito à Paraíba. Em 2022, foi nomeado “Plataforma de Avaliação do Futuro” pela HundrED, plataforma finlandesa que mapeia inovações educacionais ao redor do mundo. No ano seguinte, foi incluído entre as “100 Inovações Educacionais Mais Inspiradoras em um Mundo Pós-Pandemia”. Por conta deste reconhecimento, Jorge Elô representará a Paraíba na Cúpula de Inovação HundrED, que ocorrerá em Helsinque, na Finlândia, entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro de 2023. O evento, de renome internacional, tem como propósito celebrar as soluções mais inovadoras na educação global.

O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Educação, reconhecendo a importância desse projeto, está financiando a passagem aérea, bem como a estadia de Jorge na Finlândia para apresentação e mostra da plataforma. Sobre este apoio, o professor destaca: “Eu não teria como participar sem esse apoio. Dessa forma, temos a certeza de que uma solução paraibana será representada no evento.”

O professor conta ainda que há uma iniciativa de arrecadação para levar toda a equipe Sapientia ao evento. “Estamos tentando conseguir recursos para levar mais membros da equipe, pois eles não são professores da rede estadual e, portanto, a secretaria de educação não pode ajudar. Por isso, criamos uma Vakinha. Quem quiser contribuir com a Vakinha para levar toda a equipe Sapientia, basta acessar o link www.vakinha.com.br/vaquinha/projeto-sapieduca-na-finlandia e contribuir com qualquer valor”, convida Jorge Elô.

A criação, desenvolvimento e divulgação da plataforma é uma demonstração de como a educação na Paraíba tem se desenvolvido e buscado soluções inovadoras para os desafios do ensino contemporâneo. “A apresentação desta plataforma na Cúpula de Inovação HundrED, em Helsinque, na Finlândia, reflete não apenas o talento local, mas também o potencial global das iniciativas que surgem aqui na Paraíba. Estamos orgulhosos de que uma solução criada em nosso estado tenha recebido reconhecimento internacional e se posicionado como uma referência em avaliação educacional. O apoio do governo só reafirma nosso compromisso contínuo com a valorização e o incentivo às boas práticas educacionais”, reforça a secretária Executiva de Gestão Pedagógica, Elizabete Araújo.

A plataforma permite avaliar os estudantes por meio de diversos instrumentos, como portfólio, rubrica, desafios e avaliação somativa. Além disso, gera relatórios individualizados com base nas inserções dos professores, proporcionando um monitoramento aprofundado do desenvolvimento das habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) dos estudantes. O engajamento é um ponto forte: os estudantes se mantêm motivados por meio de um sistema de ranking e recompensas, incentivando um desempenho acadêmico positivo.

Programa Centelha – A criação e profissionalização da plataforma Sapientia foi estimulada pela participação do professor Jorge Elô na edição de 2020 do programa Centelha, da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq). Aberto a qualquer pesquisador, o objetivo do programa é apoiar a geração de empresas de base tecnológica a partir da transformação de ideias inovadoras em empreendimentos que incorporem novas tecnologias aos setores econômicos estratégicos do estado.

Thaysa Videres
Thaysa Videres
Jornalista - Assessora de Comunicação - Repórter do PautaPB / [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas