25.8 C
João Pessoa
InícioDestaqueCícero discute formato para as prévias carnavalescas de 2024 com Associação Folia...

Cícero discute formato para as prévias carnavalescas de 2024 com Associação Folia de Rua e vereadores

O planejamento para a edição de 2024 das prévias carnavalescas de João Pessoa – um dos eventos mais importantes do calendário cultural da Capital – teve início na tarde desta terça-feira (5) com uma reunião entre o prefeito Cícero Lucena, integrantes da Associação Folia de Rua e vereadores, no Centro Administrativo Municipal, em Água Fria.

O prefeito garantiu estudar o projeto e avaliar junto com os envolvidos para definir o melhor para a cidade de João Pessoa. “Eu tenho tempo para sancionar o projeto para o ano que vem. Por isso, quero diálogo nesse prazo de 30 dias. Vou contribuir nesse processo de diálogo e eu espero que a gente encontre uma solução que contemple a todos, principalmente a população de João Pessoa. Com respeito à nossa tradição cultural e ao direito das pessoas trabalharem. Folia de rua é a preservação da cultura, e que eu pretendo ampliar as oportunidades”, disse Cícero Lucena.

Durante o encontro, foram discutidas alternativas para fazer a festa ganhar ainda mais projeção e gerar impacto para a Capital. Também presente na solenidade, o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves, disse que entre as propostas apresentadas estão a organização do trajeto da via folia, um projeto de Lei Rouanet para captar recursos da iniciativa privada e a criação de editais que contemplem todo o Carnaval da Capital.

“Um diálogo permanente que o prefeito Cícero Lucena está acostumado a fazer, que nós, da Funjope, também estamos acostumados a fazer, com todos os segmentos da cultura – o Carnaval não é diferente. Fizemos uma discussão em torno daquilo que havia sido positivo no que já foi apresentado anteriormente, sugestões de possíveis alterações por parte da Associação Folia de Rua, e o prefeito assumiu o compromisso de conversar com todos para, a partir de um consenso, ter um projeto final”, afirmou.

O vereador Bruno Farias, que também participou da reunião, disse que o prefeito Cícero Lucena ouviu os pleitos da Associação Folia de Rua e dos vereadores presentes. Ele aposta em consenso e alinhamento de ações em torno do pré-carnaval da Capital. “O Folia de Rua é uma marca que tem uma identidade com a alma do pessoense. O prefeito faz questão que o Folia de Rua participe, de maneira protagonista, dos preparativos e das ações em favor do nosso pré-carnaval”, afirmou o vereador.

Uma das medidas observadas no encontro é a divulgação do pré-carnaval dentro e fora da Paraíba, conquistando espaço em eventos do segmento turístico. Também foi alinhavada a construção de um modelo ainda mais profissional, através de parceria público-privada, mirando a oferta de serviços de melhor qualidade para os foliões.

“O Folia de Rua faz parte da história da cidade e isso gera o compromisso de ampliar o evento, ter um olhar macro, colocar mais contribuições para fortalecer o projeto”, adiantou Sérgio Nóbrega, presidente da Associação Folia de Rua, que acrescentou: “O prefeito Cícero Lucena, com sua sensibilidade, nos recebeu e acertou para construirmos juntos uma proposta que seja boa para todos. Ganha o movimento cultural da cidade”.

Já o vereador Marcos Henrique destacou que o modelo do evento para o ano que vem deve passar por uma discussão que envolva, além da Associação Folia de Rua e as comissões na Câmara Municipal, a própria sociedade, ouvindo pessoas que também fazem parte das prévias carnavalescas, como comerciantes e pessoas da cultura, por exemplo. De acordo com o vereador, o modelo ideal deve ser construído de maneira coletiva. “Como deve ser o evento nos mais diversos segmentos – comercial, artístico – o projeto Folia de Rua tem um viés cultural, que deve ser preservado em detrimento ao mercantilismo. O prefeito Cícero Lucena vai dialogar com todos, e isso é muito positivo”, projetou.

Também participaram do encontro o vice-prefeito Leo Bezerra, o secretário de Gestão Governamental, Diego Tavares, além de Jairo Pessoa, diretor operacional do Folia de Rua.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas