26.6 C
João Pessoa
InícioDestaqueMoradores de Mangabeira lotam avenida para assistir ao desfile cívico das escolas

Moradores de Mangabeira lotam avenida para assistir ao desfile cívico das escolas

Os moradores de Mangabeira lotaram a Avenida Josefa Taveira, na manhã deste domingo (3), para assistir ao desfile cívico das escolas da Rede Municipal de Ensino, que abriu a programação em alusão ao dia 7 de Setembro, data em que se comemora a Independência do Brasil. A programação é promovida pela Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP), sendo organizada pela Seção de Bandas Escolares. No próximo sábado (9), o desfile será no Bairro dos Ipês, na Avenida Joaquim Pires Ferreira. Todos os desfiles acontecem das 8h às 12h.

A secretária de Educação e Cultura, América Castro, destacou a importância histórica do evento, que reforça o sentimento de pertencimento e reflexão. Ela ainda falou sobre a abertura dos desfiles ser realizada em Mangabeira e lembrou que até o final do mês outros bairros também terão desfiles. “Mangabeira é o pontapé, mas até o dia 24 nós teremos várias apresentações. Todos os distritos da Capital serão contemplados com a presença das nossas escolas, onde vamos mostrar os avanços da educação”, disse a secretaria, que agradeceu o empenho e a dedicação de todos para a realização do desfile.

A Polícia Militar abriu o evento em Mangabeira, seguida da Escola Militar e Bombeiro Civil, acompanhada da Banda Marcial da Escola Municipal Apolônio Sales de Miranda. Da Rede Municipal de Ensino desfilaram, neste domingo, 21 bandas marciais e 11 escolas.

 

Joalisson Souza, que é estoquista e mora em Mangabeira há 25 anos, disse que sempre acompanha os desfiles com a família e elogiou o evento. “O desfile aqui no bairro já é uma tradição e todos os anos nós prestigiamos esse evento, aqui na Josefa Taveira, que atrai muitas famílias. É bonito ver as crianças desfilando”, afirmou.

Além das escolas, desbravadores, escoteiros, grupo de idosos e academia de Jiu-Jitsu desfilaram acompanhados das bandas marciais das escolas municipais Deputado Fernando Paulo Carrilho Milanez, Duarte da Silveira, José Américo e Tharcilla Barbosa, respectivamente.

Um momento muito esperado foi o desfile dos alunos do Centro Escolar Municipal de Atividades Pedagógicas Integradoras (Cemapi) Arthur da Costa Freire, que entraram na avenida acompanhados da Banda Marcial da Escola Municipal Darcy Ribeiro.

A operadora de caixa Edvânia Souza contou que o filho Enzo, aluno do 6º Ano da Escola Municipal Luís Vaz de Camões, em Mangabeira, estava ansioso para participar do desfile. “É a primeira vez que ele participa do evento e estava muito empolgado, esperando por esse momento. Então, eu vim assistir e achei muito bonito e muito organizado”, avaliou. O estudante não escondeu a satisfação de representar a escola e já planeja participar do desfile no próximo ano. “Estarei aqui, com certeza”, completou Enzo de Souza.

Ainda participaram do desfile cívico o Clube de Aventureiros, além de escolas da rede estadual da Capital, escolas particulares e Banda Fanfarra Simples CEI de Itabaiana-PB. O encerramento do primeiro dia foi feito pela Banda Marcial Sênior da Sedec, que é formada por professores e ex-alunos da Rede Municipal de Ensino.

O desfile cívico tem o apoio de várias secretarias municipais, a exemplo da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb), Autarquia Municipal Especial de Limpeza Urbana (Emlur), Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-JP). O Governo do Estado, por meio da Polícia Militar, também foi parceiro do evento.

Programação dos desfiles cívicos até o final do mês:

Sábado (09)
Bairro dos Ipês – Avenida Joaquim Pires Ferreira

Domingo (10)
Bairro José Américo – Avenida Hilton Souto Maior

Sábado (16)
Bairro das Indústrias – Avenida Cidade de Cajazeiras

Domingo (17)
Bairro Valentina de Figueiredo – Campo da Marquise, início da Rua Avelina dos Santos

Sábado (23)
Bairro Funcionários II – Rua Desembargador João Santa Cruz de Oliveira

Domingo (24)
Bairro Alto do Mateus – Rua Joca Velho

Thaysa Videres
Thaysa Videres
Jornalista - Assessora de Comunicação - Repórter do PautaPB / [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas